INSTALE SEU SISTEMA SOLAR COM SEGURANÇA

Para que você instale seu sistema solar com segurança, além de um bom preparo físico seu e do pessoal envolvido neste processo, é de suma importância um bom conhecimento de todos os componentes, suas funções, modo de operação e correta montagem.

Instalar painéis, inversores, baterias, string box e o cabeamento requer, também, muita atenção, pois os riscos estão presentes em todas as etapas da instalação.

A instalação de sistemas fotovoltaicos não é um processo divertido, além de ser bastante perigoso. Cada etapa da uma instalação precisa ser executado com o máximo de atenção, caso contrário, pode resultar, na pior das hipóteses, em morte. Além da eletricidade, existem outros perigos dos quais você deve estar ciente em cada estágio da instalação.

Neste artigo, veremos todos esses perigos e como você pode se proteger. Leia este artigo atentamente para avaliar a necessidade de segurança sempre que estiver trabalhando em qualquer coisa relacionada à eletricidade. Você conhece o velho ditado: É melhor prevenir do que remediar.

Para um bom começo

A primeira vez que subi em um telhado para instalar (na verdade ajudar a instalar) um sistema fotovoltaico, percebi logo no começo que o conhecimento de todo o processo não era o único pré-requisito. Estar em forma fisicamente era e é muito importante. Ficar em um telhado as treze horas de um dia quente não é divertido.

O sol escaldante e a consequente temperatura insuportável, me fez pensar que eu estava dentro de um forno. Para cada módulo que subia, tinha que tomar generosos copos de água.

Para o chefe da equipe parecia que era tudo relativamente fácil. Ele estava acostumado aquela rotina. Meus anos de academia não estavam me ajudando em nada. O forte mal-estar causado pelo calor insuportável e esforço físico me fizeram ter sensação de desmaio. Precisava estar bem conectado através do sinto de segurança aos cabos de sustentação que poderiam impedir uma queda daquele telhado.

Naquele dia, usei e abusei de protetor solar, mesmo assim minha pele sofreu bastante. No dia seguinte pensei em não participar mais daquela instalação, mas tinha assumido o compromisso e não podia faltar. Os outros três novatos também reclamaram muito.

A previsão era de três dias de trabalho. No primeiro dia já queria desistir, pois como eu ia suportar aquilo por mais dois dias? Dos quatro instaladores novatos, dois não apareceram mais no segundo dia. Isso não surpreendeu o chefe da equipe, pois como ele disse: Ficar o dia inteiro em cima de um telhado sob sol forte e temperaturas insuportáveis não é pra qualquer um.

Manuseio de painéis solares

Um painel solar pode até ser leve por si só, mas quando é um conjunto deles apoiado por uma moldura, todo o conjunto fica bem pesado. Portanto, por motivos de segurança, por favor, não tente levantar muitos painéis sozinho, pois você pode desmaiar. Esteja sempre conectado pelo cinto de segurança e tenha a ajuda de outra pessoa.

E também tendo em conta o fato dos painéis serem de vidro o que os torna frágeis, segure sempre o painel pelas suas extremidades. A pressão em qualquer uma das faces pode rachá-lo e você não vai querer um painel rachado porque ele será inútil. Portanto, mesmo quando você o segura pelas bordas, tente não pressionar os dedos com muita força em nenhuma das faces.

Se você estiver montando o painel solar em um telhado alto, é mais sensato usar polias de elevação adequadas do que usar a escada para colocar o painel no telhado. Há uma chance maior de cair e quebrar os painéis solares ao tentar subir a escada segurando um painel. O risco não vale a pena, use polias. Se o telhado for alto, sempre considere o uso de cintos de segurança. Você pode estar seguro de si mesmo, mas mesmo assim, usar arneses vai lhe garantir um pouco de tranquilidade, especialmente se você for um pouco desajeitado trabalhando em altura.

Manuseando baterias

As baterias usadas em um sistema de energia solar são baterias de ciclo profundo. Elas são feitas de chumbo e ácido. O chumbo é um metal muito denso. Se você já levantou uma bateria antes, sabe que ela é muito pesada. Ao instalar um sistema solar envolvendo baterias, é muito provável que você carregue cerca de 5 a 12 baterias. Levantar coisas tão pesadas pode forçar suas costas com facilidade. Sempre que as estiver carregando, tente manter as costas retas. Carregá-las com as costas dobradas irá forçá-las ainda mais. Se você não estar acostumado a levantar pesos, não há vergonha em pedir a ajuda de outras pessoas. Tenha pelo menos uma pessoa ajudando você a fazer o trabalho.

A menos que suas baterias sejam de gel, o ácido dentro estará em seu estado líquido. O ácido é muito corrosivo. Ele pode corroer suas roupas e queimar sua pele se entrar em contato direto com você. Se acontecer de você ter derrubado uma bateria e esta quebrar, não ouse tocá-la com as mãos nuas, desprotegidas. Use luvas de polietileno, coloque as baterias danificadas em um saco triplo com plástico de polietileno e etiquete como resíduo perigoso.

Se o ácido se espalhar pelo chão, limpe-o com lenços ou panos descartáveis. Descarte o material de limpeza depois de limpar o chão. Não jogue fora as baterias quebradas em seu recipiente de lixo normal. A maioria dos fabricantes de baterias compra baterias inutilizadas para estimular que você faça o descarte correto de algo que é altamente prejudicial ao meio ambiente e ainda ganhe dinheiro com algo que teria jogado fora.

Se acontecer de o ácido entrar em contato com a pele, lave imediatamente com água e um antiácido. Procure atendimento médico para tratar a queimadura. Se o ácido entrar em contato com a boca ou os olhos, lave com água em abundância e consulte um médico.

Outra coisa sobre as baterias é que elas emitem hidrogênio durante sua operação. Portanto, onde quer que você as esteja instalando, o local deve ser bem ventilado para evitar que o hidrogênio se acumule. O hidrogênio é mega explosivo. O ambiente pode se tornar altamente perigoso, uma verdadeira bomba explosiva. Portanto, não fume perto de baterias de chumbo-ácido.

Os terminais de uma bateria podem liberar enormes correntes de eletricidade quando em curto-circuito. Um pequeno metal, digamos uma chave inglesa, fica quente muito rápido ao conectar os terminais. Portanto, por motivos de segurança, remova seus relógios de metal e suas joias de pulso/mão quando estiver trabalhando com baterias. Livre-se de qualquer chance de ser surpreendido por um curto-circuito repentino e violento.

Manuseando inversores e controladores

Não há muitos riscos relacionado a eles, exceto o peso. Os inversores podem ser muito pesados. Você não iria gostar se um caísse na ponta dos seus pés. Use sapatos de segurança com biqueira de metal sempre que estiver carregando coisas pesadas.

Em instalações solares residenciais, geralmente o inversor / controlador é pendurado na parede. Certifique-se de que a parede seja forte o suficiente para suportar o peso. Se a parede não for adequada para o trabalho, é mais seguro fazer outra estrutura, talvez um rack específico para carregar o controlador / inversor.

No caso de falha do controlador / inversor, não abra a caixa se você não for eletricista. Isto deve ficar a cargo do pessoal da assistência técnica. Respeite este conselho para evitar ser eletrocutado ou, no pior dos casos, incendiar sua casa ou morrer.

Manuseio de cabos

O comprimento dos cabos deve ser sempre mantido no mínimo. Todos os componentes do sistema solar devem estar o mais próximos uns dos outros para manter os cabos de conexão curtos. Certifique-se de que todos os cabos estejam bem isolados.

A eletricidade gerada pelos painéis solares e pelas baterias flui pelos cabos em corrente contínua até chegar ao inversor. Ao contrário da corrente CA, a eletrocussão por corrente CC é muito, muito mais perigosa. Se as tensões estiverem acima de 40 V, pode ser letal para animais de estimação, crianças e pessoas com problemas cardíacos. Qualquer coisa acima de 60 V pode enviar um Hércules adulto para o túmulo.

Exemplos de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual

Se os cabos precisarem ser unidos, use adaptadores / conectores de união para colocá-los juntos. Fazer uma junta com arame cria uma protuberância que pode facilmente ficar exposta e pode eletrocutar roedores, animais de estimação ou você. A principal preocupação com os cabos é o isolamento. Se o isolamento for duro, curto, contínuo, à prova d’água e tolerante ao calor, você estará seguro.

Protegendo suas mãos

Durante a instalação solar, suas mãos segurarão painéis, armações, baterias, cabos elétricos, escadas, cordas, martelos, pregos, furadeiras, etc. Você estará tocando, conectando, levantando, esfregando, empurrando e puxando. Em todo o processo, suas mãos podem se machucar seriamente e você não quer isso.

O melhor que você pode fazer para proteger as mãos é usar luvas. Existem luvas especializadas para tudo o que você precisa fazer.

  • Use luvas de polietileno compridas que cubram suas mãos e o resto de seus antebraços ao levantar e carregar as baterias.
  • Use luvas de segurança de engenharia para todos os tipos de martelagem, conexão de cabos e montagem de painel / controlador / inversor.
  • Se você é um eletricista e precisa manipular cabos e terminais de alta tensão, use luvas com isolamento elétrico. Luvas de classe 00 servirão bem para esse próposito.

Protegendo seus olhos

Os acidentes acontecem de forma muito imprevisível. E é uma boa prática de engenharia esperar e se preparar contra acidentes. Um prego martelado pode quebrar e atingir seu rosto, ácido pode espirrar em seus olhos se você deixar cair acidentalmente uma bateria, poeira e sujeira podem cair em seu rosto enquanto você está olhando para o telhado, tudo pode acontecer.

Portanto, para proteger seus olhos de possíveis acidentes, use óculos de proteção. Caso você esteja fazendo sua própria estrutura para fixação dos módulos, qualquer lixamento / soldagem deve ser feito com uma máscara de segurança.

Protegendo seu corpo e pés

Já faz parte da cultura da engenharia usar roupas apropriadas de trabalho e sapatos de segurança sempre que fizer um trabalho prático pesado. Seus sapatos de segurança devem ter biqueira de metal e seu macacão deve ser feito de uma peça de roupa resistente. Mesmo quando sentir calor dentro do macacão, não o remova enquanto ainda estiver trabalhando.

Outras precauções de segurança

  • Mantenha as crianças e curiosos longe do local durante a instalação.
  • Se o local for a céu aberto no chão (em sítios, por exemplo), coloque uma cerca para evitar animais de estimação e animais curiosos.
  • Instale seu sistema durante o dia, se o sol se pôs e você não concluiu se trabalho, não se preocupe! o sol nascerá novamente amanhã. Não trabalhe à noite.
  • Tenha sempre um kit de ajuda médica durante o trabalho. Se você estiver trabalhando com baterias, o kit também deve incluir géis / cremes antiácidos e muitos sacos de polietileno.
  • Onde quer que você more, você deve saber o caminho mais rápido para o hospital / médico mais próximo.
  • Nunca, repito, nunca instale um sistema solar sozinho. Mesmo quando você já tem experiência e sabe o que está fazendo, tenha pelo menos uma pessoa ajudando você a fazer o trabalho.

Normas NR10 e NR35

Essas são normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

Elas estabelecem as condições mínimas necessárias de trabalho para que o Eletricista, Engenheiro ou Prestador de Serviço tenham segurança enquanto trabalham. 

Para você que é eletricista, elas são importantes por dois motivos: segurança enquanto trabalha e credibilidade. Pois trabalhando dentro delas você evita acidentes de trabalho e para seus clientes, vai passar uma imagem de um eletricista realmente profissional. E não é só isso! Se você for um Eletricista que presta serviços diretamente para empresas ou está buscando um emprego registrado, ter a certificação das normas NR10 e NR35 é praticamente um item obrigatório. Por isso, se você ainda não é certificado, pode estar perdendo bons contratos de trabalhos.

Bom, agora que você já sabe a importância de trabalhar dentro das normas NR10 e NR35, vamos falar sobre as diferenças de cada uma delas.

As Diferenças entre NR10 e NR35

Como falamos no tópico anterior, as duas são normas de trabalho regulamentadas e são muito importantes. Mas saber a diferença entre elas é tão necessário quanto saber da sua importância.

NR10

Essa norma estabelece os requisitos mínimos de prevenção para os profissionais que trabalham com instalações elétricas e também determina a criação de medidas de controle para a segurança dos profissionais eletricistas.

Suas regras vão desde o planejamento do projeto até a realização do serviço de fato. Ela garante a segurança do cliente, do profissional e das pessoas que estão pelo local em que o serviço é feito.

Aproveite para ler a legislação completa da norma NR10 AQUI.

NR35

A norma NR35 também estabelece os requisitos mínimos de proteção no trabalho, porém ela é um pouco mais específica, pois é uma regulamentação somente sobre os trabalhos feitos em altura.

Mas essa norma não é aplicada apenas em instalações de prédios super altos e trabalhos feitos com rapel. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda. Então para que você possa ser contratado para trabalhar em altura, é preciso estar dentro dessa norma.

Aproveite para ler a legislação completa da norma NR35 AQUI.

Conclusão

Talvez eu tenha escrito pouco sobre segurança, pois o assunto é tão vasto quanto uma Bíblia. No entanto, o que eu coloquei neste artigo deve dar a você pelo menos uma noção do porquê a segurança é importante.

Se você seguir o que leu aqui, mesmo que você não seja um profissional, estará seguro ao tentar trabalhar em seu projeto solar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!