POSSO USAR UMA BATERIA DE CARRO NO MEU SISTEMA FOTOVOLTAICO?

Um bom sistema de armazenamento é algo com o qual todos nós, usuários de energia solar, sonhamos. Mas há um problema que praticamente é o único empecilho: o preço a ser pago! Uma alternativa ao uso das baterias de ciclo profundo, seria o uso de baterias automotivas. É muito tentador, certo?

Uma bateria de carro se parece muito com uma bateria de ciclo profundo e parece muito capaz de se encaixar perfeitamente em seu sistema de energia solar. Mas não caia na tentação, baterias de automóveis não podem ser usadas em um sistema de energia solar por causa dos motivos específicos que você aprenderá neste artigo.

Você também aprenderá as consequências de incluir uma bateria de carro no banco de baterias do seu sistema solar e como fazer manutenção para que seu sistema de armazenamento dure mais.

As baterias são o coração de todo sistema elétrico solar off-grid. Se você puder cuidar bem delas, poderá facilmente aumentar a vida útil do seu sistema solar, economizando, assim uma boa grana.

É só pensar na quantidade de dinheiro que você gastou para comprar as baterias de seu banco de baterias ao instalar seu sistema, que você já lembra em proteger diligentemente esse investimento. E substituir uma bateria com defeito em seu banco de energia por uma bateria de carro não é uma jogada inteligente. Na verdade, isso jogará o investimento inicial pelo ralo. Aqui está o porquê.

Por que as baterias automotivas não são adequadas para sistemas fotovoltaicos

As baterias dos automóveis são projetadas para liberar muita energia elétrica em um dado momento. Elas podem descarregar quase metade de toda a energia armazenada em poucos segundos. Isso é bom quando elas estão instaladas em um carro, porque um carro só exige uma quantidade significativa de energia elétrica quando o motor está dando partida (exceto para carros elétricos, é claro).

Mas quando se trata de um sistema solar, as baterias são necessárias para fornecer uma saída de energia elétrica lenta e estável por um longo período de tempo. Essa situação é completamente diferente da situação descrita acima. Além disso, as baterias devem ter a capacidade de descarregar até 80% da energia elétrica armazenada sem alterar significativamente a taxa de descarga.

Baterias de carro não podem fazer isso. Use uma bateria de carro até que esteja 70% descarregada e provavelmente você terá dificuldade em recarregá-la. A maioria delas precisa de um impulso elétrico para começar a recarregar normalmente quando tiverem sido descarregadas acima de seu limite.

Uma bateria de carro totalmente descarregada pode nunca recarregar novamente, especialmente quando passa muito tempo antes de ser recarregada. É assim que algumas baterias de carro se inutilizam. Quando é instalada em um carro, a bateria é rapidamente recarregada pelo alternador quando o carro é acelerado. Mas se for instalada em um sistema solar fotovoltaico, ela sofrerá um desgaste prematuro e o sistema solar começará a colapsar.

Existe outra razão mais grave pela qual uma bateria de carro não é uma boa opção para o seu sistema solar. Você sabe que um grande sistema solar não funciona com uma única bateria. Se uma única bateria de carro tiver que ser instalada entre as baterias de ciclo profundo que constituem todo o banco de baterias, ela vai estragar todas as outras, pois ela própria também se estraga.

As características de um ciclo profundo e de uma bateria de carro são muito diferentes. E como resultado disso, quando as baterias são conectadas em série/paralelo, algumas baterias irão descarregar/recarregar mais rápido ou mais lentamente que outras. O efeito geral será que todas as baterias atingirão um desempenho pífio e todo o banco de baterias será inutilizado.

O nível de desempenho será ridiculamente baixo em comparação com o desempenho de um banco de baterias normal. O banco de baterias fornecerá muito menos energia do que consumia quando recarregado, ou pode nunca ser totalmente recarregado ou pode parar de fornecer energia antes de ficar 50% descarregado.

O que exatamente acontece com o banco de baterias, em geral depende do tipo de bateria de carro e como ela está conectada (série / paralelo) no banco de bateria.

O que é pior é que mesmo quando você remove a bateria do carro e a substitui por uma bateria de ciclo profundo adequada, o banco de baterias ainda se comportará como se a bateria do carro ainda estivesse em uso.

É da natureza das baterias se adaptarem, então todas as suas baterias teriam sido danificadas pela bateria do carro enquanto ele ainda estava em uso.

A única opção que você terá é substituir todas as baterias em seu banco de baterias. Isso representa milhares, senão milhões em um investimento perdido, dependendo do tamanho de seu banco de baterias.

Qual é a melhor forma de substituir as baterias de um sistema solar?

Agora que você sabe o quanto pode ser uma péssima ideia conectar uma bateria de carro em seu banco de energia, é obviamente necessário que você também saiba a coisa certa a fazer quando uma única bateria de ciclo profundo precisar ser substituída.

Se o seu banco de baterias foi inicialmente configurado por alguém que fez seu dever de casa muito bem, todas as baterias deveriam ser do mesmo tamanho e modelo. Mas se mesmo assim, uma bateria precisar ser substituída, faça o seguinte.

  1. Verifique o modelo e o tamanho das baterias que constituem seu banco de baterias e anote.
  2. Calcule a idade do banco de baterias a partir do momento em que foi instalado inicialmente. Esta é a idade de todas as suas baterias.
  3. Recarregue todas as baterias até sua capacidade máxima antes de substituí-las.
  4. Compre / adquira uma bateria de ciclo profundo (pode ser de segunda mão) do mesmo modelo, tamanho e idade e instale-a no banco de baterias.

Alguns fabricantes de baterias e lojas de bricolagem vendem baterias em segunda mão. Se você pretende obtê-la de um fabricante, também pode vender a bateria quebrada que deseja substituir e, em seguida, comprar a bateria usada. O modelo, tamanho e idade farão com que você obtenha uma bateria com as mesmas características e condições das demais baterias que compõem o seu banco de energia.

Você pode perguntar: “O que acontece se eu comprar uma bateria nova do mesmo modelo e tamanho?”. A resposta é que nada acontece com o seu banco de energia, ele continua funcionando como antes. Mas a nova bateria se adaptaria rapidamente e começaria a se comportar como o resto das baterias antigas.

Portanto, todas as suas propriedades aprimoradas e melhores como uma bateria nova seriam perdidas após vários ciclos de carga e descarga. Isso é dinheiro desperdiçado, pois as baterias novas custam mais do que as baterias usadas. A maneira mais econômica é comprar uma bateria de segunda mão semelhante às do seu banco de energia.

Se acontecer de você não conseguir encontrar o modelo exato da bateria de que precisa, aconselho que consulte um fabricante / engenheiro de bateria e pergunte qual outro modelo mais se aproxima das características que o modelo do restante das baterias em seu banco de energia .

Você pode comprometer a idade, mas é seguro comprar uma bateria um pouco mais nova ou da mesma idade que suas outras baterias. Mas não comprometa o tamanho. Obtenha o tamanho exato daquele que você está substituindo.

Dicas de manutenção para que suas baterias durem mais

  • Se suas baterias forem baterias de chumbo-ácido, verifique o nível do líquido todos os meses e adicione água destilada de acordo. Se o banco de baterias recarrega com mais frequência do que uma vez por dia, verifique os níveis de líquido a cada duas semanas.
  • Se as baterias estiverem conectadas em paralelo, use um multímetro para verificar a tensão nas baterias adjacentes. Não deve haver diferença nas leituras de tensão. A diferença de tensão máxima aceitável é de 0,7V. Você pode equilibrar as tensões usando um carregador de bateria. Uma diferença de tensão superior a 3V indica que a bateria está falhando. Substitua a bateria antes que afete todo o banco de energia. Você pode fazer esses testes de tensão todos os meses, mas se o sistema recarregar e descarregar com muita freqüência, você também deve aumentar a freqüência dos testes.
  • Após cada mês ou dois, você deve “embaralhar” as baterias. Aqueles que estavam no meio devem ser deslocados para as extremidades. E aqueles que estavam nas extremidades devem ser deslocados para o meio.
  • Verifique os cabos de interconexão e certifique-se de que todas as conexões estão firmes e intactas. Aplique uma camada de vaselina em todas as conexões para evitar a entrada de água.
  • O banco de baterias não deve ser colocado diretamente no chão/piso. Faça uma moldura de madeira na qual todas as baterias possam se encaixar. O quadro deve manter as baterias fora do solo para que não sejam resfriadas pelo solo/piso, especialmente no inverno.
  • Se seu controlador de carga puder definir o limite de descarga de suas baterias, mantenha esse limite o mais baixo possível, pois o sistema ainda funcionará. As baterias que recarregam após descarregar 50% de sua energia armazenada duram mais do que aquelas que recarregam após descarregar 80% de sua energia armazenada.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre sistemas de armazenamento fotovoltaicos, não tenha receio em utilizá-los se você precisar. A única objeção que ainda impede o uso maciço de bancos de baterias é o valor a ser investido.

Mas em muitas situações e lugares é inevitável a instalação de baterias para suprir as deficiências de rede pública de energia, como em hospitais, por exemplo.

Se ainda lhe restar alguma dúvida, não hesite em deixar seu comentário abaixo que terei o maior prazer em ajudá-lo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

6 Comentários

  1. José Carlos Nogueira disse:

    Qual a voltagem gerada e recebida pelas baterias ou banco de baterias SOLAR como VC frisou acima,em suas ilustrações e recomendações,,pois bem VC não disse qual é a voltagem gerada pelo SOL e consequentemente pelas PLACAS ,obrigado (SÃO FCO do Itabapoana RJ)

    • Olá José Carlos. Tudo bem?
      No artigo eu procurei alertar sobre o uso indevido de baterias automotivas em sistemas solares, principalmente quando o consumidor mistura baterias de ciclo profundo com baterias automotivas.
      Todas as observações valem independente de voltagens dos sistemas instalados.
      A voltagens envolvidas em cada sistema variam em função da quantidade de placas e demais características do projeto e todas as observações e recomendações do artigo independem desta voltagem.
      Espero ter sido claro em minha resposta. Caso contrário, por gentileza, volte a me questionar que tentarei ser mais objetivo.
      Forte e fraterno abraço.

      • Márcio disse:

        FOI PERFEITO OQUE VOCÊ FALOU, ESTOU ESTUDANDO ESTOU CURIOSO SOBRE O ASSUNTO, CONFESSO QUE DEPOIS DE LER OQUE VOCÊ ESCREVEU, ME DEU UM CERTO DESÂNIMO. PARECIA MUITO MAIS SIMPLES. ESTOU COMEÇANDO A MONTAR UM SISTEMA SIMPLES, SÓ PRA LÂMPADA E VENTILADOR. NADA PROFISSIONAL . MAS ,JÁ TÁ ME DANDO MUITA DOR DE CABEÇA, SE TIVESSE LIDO MAIS ,TINHA PARADO. MAS SOU CURIOSO, VOU IR ENFRENTE… OBRIGADO. SUA RESPOSTA FOI PERFEITA TAMBÉM..

        • A montagem de um sistema solar nos moldes que você planeja, não é complicado. Pelo contrário.
          Mas, procure mais informações usando um certo critério, por exemplo: estude cada passo e só passe para o passo seguinte quando estiver seguro que entendeu o passo atual. Muitas pessoas se perdem em meio a a tantas informações. Terminam não dominando nenhuma, desanimam e não aprendem nada.
          Tenho um vídeo sobre controlador de carga no meu canal no Youtube que você vai gostar. o link é https://youtu.be/5d06j8Qqd3A

  2. Márcio disse:

    Muito esclarecedor .obrigado ! Onde posso comprar bateria estacionaria em Vitória, ES.. obrigado.

    • Acredito que você pode encontrar o que deseja no seguinte endereço:
      CENTRAL DAS BATERIAS
      Av. Guarapari, 23, Jardim Limoeiro​ Serra – Espírito Santo
      Tel: (27) 3066-6679
      Cel.: (27) (27) 3441-1723