O QUE SÃO BATERIAS ESTACIONÁRIAS E COMO FUNCIONAM

Com a popularização de sistemas fotovoltaicos, muito se tem falado sobre baterias para armazenamento de energia. Mas o que são baterias estacionárias e como funcionam? É de suma importância que o leitor saiba que não é qualquer tipo de bateria que é adequado para armazenar energia em um sistema fotovoltaico. Se forem usadas baterias inadequadas, o prejuízo pode ser bem grande. Por isso é muito importante que o leitor saiba qual o tipo adequado de baterias para sistemas fotovoltaicos e quais cuidados que elas requerem.

Para uso em sistemas solares, as baterias adequadas são as estacionárias. Esse tipo de bateria foi projetado com o objetivo de oferecer uma quantidade constante de corrente por um longo período de tempo, além de poder ser descarregada completamente diversas vezes. As baterias estacionárias são projetadas para ciclos de descarga profundos.

Mas como são fabricadas estas baterias e como é seu funcionamento? Elas são iguais as baterias de automóveis? Ao longo deste artigo vamos esclarecer estas e outras dúvidas do leitor.

O que são baterias estacionárias?

As baterias estacionárias são muito parecidas com as automotivas em sua construção. Algumas pessoas chegam até confundir o uso de cada uma delas. No entanto, a bateria estacionária trabalha de maneira diferente da automotiva.

A bateria estacionária é um acumulador de energia projetado para oferecer uma quantidade constante de corrente durante um determinado tempo.

Os eletrodos desse dispositivo são mais espessos que as utilizadas nos automóveis, pois são feitos de chumbo com uma liga que atinge 95% de pureza. Além disso, ela também pode ser descarregada completamente diversas vezes, sem interferir na sua vida útil.

No entanto, são projetadas para receber carga constante e liberam a energia gradualmente, portanto, não atendem às necessidades que utilizam motor ou que precisam de grande quantidade de carga para serem ligadas.

Diferente das baterias utilizadas nos automóveis, essas são instaladas em locais fixos, onde, de maneira imóvel, atendem os objetivos para os quais foram projetadas.

Para que serve a bateria estacionária?

A bateria estacionária é indicada para os sistemas de telecomunicações, energia eólica e fotovoltaicas, iluminação pública e privada, trânsito, nobreaks, monitoramento remoto, segurança e alarmes, caixas eletrônicos, centrais telefônicas, etc.  Elas têm um ciclo de vida maior que as automotivas e por isso atendem bem às suas funcionalidades. Além disso, as estacionárias proporcionam segurança de fornecimento e acúmulo de energia necessária para quando é solicitada.

Qual é o modo de funcionamento?

Se você deseja saber o que é bateria estacionária, é importante ficar por dentro de como ela funciona. Essa bateria possui um filtro que impede a emissão de vapor da solução ácida, deixando passar apenas o hidrogênio que não é nocivo a saúde. Portanto, pode ficar no mesmo ambiente de trabalho com pessoas, apesar de ser recomendável o mínimo de ventilação. Essas baterias também sofrem até 80% de descarga sem prejudicar a sua vida útil e suportam uma quantidade maior de ciclos de carga e descarga.

Diferente da bateria automotiva, a estacionária é projetada para carregar e descarregar inúmeras vezes, pois tem como característica trabalhar em recarga de modo contínuo e permanentemente.

Em muitas situações, a bateria fica próxima a locais onde colaboradores desenvolvem os seus trabalhos, no entanto, ela não é nociva à saúde, pois como foi dito anteriormente, o equipamento possui um filtro que não permite a emissão de vapor da solução ácida.

Outro detalhe importante é que as baterias devem estar em ambientes que mantenham uma temperatura padrão de 25 ºC. Portanto, é fundamental estarem em locais que possuam ar-condicionado e nobreaks no caso de queda de energia.

Nos casos em que as baterias estejam instaladas em ambientes com 10 graus a menos do padrão, a vida útil do equipamento pode dobrar.

Apesar de todas as vantagens, é importante atentar para a marca da bateria que será adquirida, pois existem variados tipos e os mais diversos níveis de qualidade nos processos de fabricação.

Quando usar uma bateria estacionária ou uma bateria automotiva?

Uma das diferenças mais importantes entre os dois tipos de bateria está na quantidade de energia que elas são capazes de liberar.

As baterias automotivas são projetadas para liberar uma grande quantidade de carga no momento da ignição para dar partida ao veículo. Já as baterias estacionárias são construídas para que recebam carga constante e liberem a energia aos poucos, por isso, os nobreaks não são indicados para equipamentos que usam motor, pois, essas baterias não aguentam a aquisição grande de energia necessária naquele curto espaço de tempo para fazer com que esse motor se movimente.

Então, sempre que um equipamento precisar receber carga constante, use uma bateria estacionária. Caso precise de uma grande energia no arranque para dar partida em motores, a bateria automotiva é mais indicada. Mas lembre-se sempre que as baterias automotivas não podem ficar em ambientes fechados com pessoas por causa dos seus gases tóxicos.

Além disso, ao usar baterias automotivas em nobreaks, você irá usar muito mais do que os 10% indicados para uso nas baterias automotivas. Assim, uma bateria criada para durar cerca de 5 anos irá durar menos de 1 ano, devido à constante carga e descarga que irá sofrer. A médio prazo, uma bateria estacionária é muito mais vantajosa. Pois apesar de custar o dobro, pode durar de 5 a 10 vezes mais do que uma bateria automotiva.

Tipos de baterias estacionárias

Diferentemente da bateria automotiva que precisa ficar em constante movimento para que a mistura água-ácido não se separe, as baterias estacionárias foram feitas justamente para que fiquem paradas. Elas podem ser de dois tipos: VRLA ou AGM. Nas Baterias Estacionárias do tipo AGM (Absorbent Glass Mat – Esteira de Vidro Absorvente) os componentes (solução ácida) ficam presos entre mantas de microfibra de vidro. Assim, os componentes não irão causar problemas à bateria e ela pode ficar parada dentro de estantes, torres, entre outros locais. Uma grande vantagem das Baterias Estacionárias AGM é que como a solução ácida fica presa entre as placas de microfibra de vidro, é possível usá-las em diferentes posições sem se preocupar com vazamentos

Já as baterias estacionárias VRLA (Valve-Regulated Lead-Acid – Bateria de ácido-chumbo regulada por válvulas) são também conhecidas como baterias seladas. A vantagem desse tipo de bateria é que ela não libera resíduos, os gases liberados pelas reações são reaproveitados pela bateria e mantém o funcionamento da bateria normalmente e torna o uso mais seguro, principalmente para aplicações domésticas.

Sobre a carga, as Baterias Estacionárias possuem um controle de tensão tanto de modo estacionário como ativo maior que as baterias automotivas e como não precisam de uma reserva energética para tirar um motor de carro da inércia, o consumo pode ser maior que baterias automotivas. Ou seja, baterias de equipamentos como Nobreaks Senoidais, que utilizam as baterias estacionárias e precisam ser constantemente utilizadas e carregadas têm uma boa vida útil, segurança e os componentes não são prejudicados.

Por serem construídas com materiais mais nobres do que outras, as baterias estacionárias sofrem menos riscos de vazamentos, oxidação ou explosões. O chumbo têm camadas mais grossas, que vão de 95 a 99% de pureza e possuem filtros que fazem com que o único resíduo seja hidrogênio.

Se você quiser saber mais sobre baterias estacionárias, deixe suas dúvidas como comentários logo abaixo, que terei o maior prazer em lhe responder.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!