ENERGIA SOLAR: APRENDA COMO FUNCIONA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA
Saber como funciona um sistema solar e qual sua importância pode fazer com que um cliente indeciso quanto aos gastos, instalação e manutenção, mude de ideia e, além de adquirir seu sistema, passe a ser um defensor e divulgador dessa fonte alternativa que só apresenta vantagens.
Essa bola de fogo brilhante no céu, que chamamos de sol, é um provedor interminável de abundante energia radiante. Essa energia radiante, também conhecida como energia solar, é constituída por ondas eletromagnéticas. O homem sempre buscou novas formas de energia. Consequentemente, o homem foi capaz de inventar meios muito eficazes de capturar uma parte dessa energia radiante por meios engenhosos e convertê-la em várias outras formas úteis de energia, como calor e eletricidade.
Um parcela mínima da energia que vem do sol é aproveitada em nossos sistemas fotovoltaicos, o que nos permite desfrutar de todo o conforto da vida moderna sem que para isso tenhamos que gastar como antes gastavam nossos pais. A energia solar é hoje amplamente considerada como a fonte alternativa de energia mais promissora para o futuro. Na verdade, o assunto energia solar pode gerar muito interesse.
Aprendendo como funciona a energia solar
Basta olhar ao seu redor e você verá a energia solar sendo usada nas mais diversas aplicações e formas em todos os lugares. A energia solar está sendo apontada, e com razão, como o próximo grande sucesso na produção de energia, junto com a energia eólica, hidrelétrica e outras fontes alternativas de energia.
Portanto, torna-se extremamente importante descobrir mais sobre a energia solar e como ela pode nos ajudar a evitar uma crise energética iminente em um futuro não muito distante.
A energia do Sol é transmitida por meio de seus raios, que contêm grandes quantidades de ondas eletromagnéticas. Você sabia que da quantidade total de radiação recebida pela Terra, cerca de setenta por cento é realmente absorvida pela superfície da Terra, enquanto o resto é geralmente refletido de volta para o espaço?
A radiação que é absorvida pela superfície terrestre é, na verdade, responsável pelo aquecimento da atmosfera, gerando o que é conhecido como calor radiante. Na verdade, a radiação solar é diretamente responsável por cerca de 99% do fluxo utilizável de energia renovável na Terra.
No entanto, o escopo real e o alcance do uso da energia solar, junto com o quão caro ou barato tudo seria, dependem principalmente da eficiência com a qual a radiação é utilizada pela tecnologia de energia solar existente.
Embora a energia solar tenha várias aplicações, seu uso real é ditado pelas várias técnicas utilizadas para captar e converter a energia solar.
A energia fotovoltaica usa a luz do sol para carregar células nos painéis solares que, por sua vez, produzem eletricidade. Seu funcionamento envolve carregar as células solares com energia radiante e produzir eletricidade que é usada para fazer funcionar nossas indústrias, fábricas, escolas, igrejas, casas, carros e até aviões. O uso de energia solar vai muito além de abater valores na conta de luz das nossas residências. No nosso canal no Youtube, temos um vídeo sobre “Usos e instalações incomuns de sistemas solares“. Vale a pena assistir.
As vantagens da energia solar são inúmeras. Hoje, não há sombra de dúvida quanto ao imenso potencial da energia solar para substituir a energia convencional e despontar, por si só, como uma alternativa totalmente viável e 100% sustentável. Na verdade, a energia solar tocou muitos aspectos diferentes de nossas vidas.
A energia solar encontrou seu uso nos mais diversos campos, como o uso doméstico, setor corporativo, planejamento urbano e arquitetura, agricultura (incluindo horticultura e estufa), iluminação pública solar, aquecimento solar, ventilação e resfriamento, desinfecção e dessalinização e assim por diante. Na verdade, a importância e a aceitação da energia solar no mundo de hoje estão sempre em ascensão. No entanto, é preciso lembrar também que a energia solar também tem algumas desvantagens. Vejamos algumas a seguir.
Para entender melhor a energia solar e como ela pode nos ajudar, devemos entender as várias vantagens e desvantagens de usá-la.
Para começar, a principal vantagem de usar a energia solar, que supera em muito quaisquer desvantagens que possa ter, é sua natureza limpa e ecológica.
Ao contrário das usinas convencionais, a produção de energia solar não produz subprodutos prejudiciais, nem libera gases ou poluentes nocivos para a atmosfera. Também não depende das reservas já reduzidas de nossos recursos naturais, como carvão e petróleo.
Além disso, o sol é uma fonte perene de energia, que nunca se esgota. Não é à toa que a energia solar está encontrando seu caminho em mais e mais áreas de nossas vidas a cada dia que passa. No entanto, por falar em desvantagens, vale lembrar que a energia solar precisa de um suprimento constante e consistente de luz solar forte para ser realmente eficaz. Algumas áreas podem não receber a quantidade necessária de luz solar. No entanto, muitas pesquisas estão sendo feitas neste aspecto para superar esses obstáculos e tornar a energia solar uma escolha mais prática para todos.
A energia solar é a escolha ideal para você, se você deseja seriamente ser ‘ecológico’ e também economizar muito dinheiro em suas contas de eletricidade. Portanto não perca tempo esperando que novas tecnologias estejam a sua disposição, pois no grau de desenvolvimento em que nos encontramos, já podemos tirar muito proveito da energia solar.
Esperar por uma melhor eficiência e/ou barateamento dos sistemas solares ou uma grande descoberta ou novidade na ciência que desenvolve sistemas fotovoltaicos é perder dinheiro protelando indefinidamente a instalação do seu sistema solar.
Seja o primeiro a comentar!