GUIA DO CONSUMIDOR PARA USO DE SISTEMAS SOLARES
Nos últimos anos, centenas de milhares de painéis solares surgiram em telhados por todo o país, à medida que um número crescente de brasileiros opta por alimentar suas vidas diárias com a energia solar. Graças, em parte, ao decrescente custo dos sistemas fotovoltaicos, ano após ano. Se você está pensando em instalar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa este artigo poderá lhe esclarecer para uma tomada de decisão. Embora não haja uma solução solar única para todos, aqui estão algumas considerações que podem ajudá-lo a descobrir o que é melhor para você.
Como funciona a energia solar?
Existem duas tecnologias principais que podem aproveitar a energia do sol e transformá-la em eletricidade. A primeira é aquela com a qual você provavelmente está mais familiarizado – Sistemas Fotovoltaicos. Trata-se daqueles painéis que você ver em telhados. Quando o sol brilha em um painel solar, os fótons da luz solar são absorvidos pelas células no painel, o que cria um campo elétrico através das camadas e faz com que a eletricidade flua.
A segunda tecnologia é a concentração de energia solar, ou CSP (Concentrating Solar Power). É usado principalmente em usinas de energia muito grandes e não é apropriado para uso residencial. Essa tecnologia usa espelhos para refletir e concentrar a luz do sol em receptores que coletam energia solar e a convertem em calor, que pode então ser usado para produzir eletricidade.
Minha casa é adequada para painéis solares?
Os painéis solares são construídos para funcionar em todos os climas, mas em alguns casos, os telhados podem não ser adequados para sistemas solares devido à idade ou sombreamento causados por árvores, prédios, torres, chaminés e outros obstáculos. Se houver obstáculos perto de sua casa que criem sombra excessiva em seu telhado, os painéis no telhado podem não ser a opção mais ideal.
O tamanho, a forma e a inclinação do telhado também são fatores importantes a serem considerados. Normalmente, no hemisfério sul, os painéis solares funcionam melhor em telhados voltados para o norte com uma inclinação entre 15 e 40 graus, embora outros telhados também possam ser adequados. Você também deve considerar a idade do seu telhado e se ele precisará ser substituído.
Se um profissional de energia solar determinar que seu telhado não é adequado para energia solar, ou se você não for o proprietário da casa onde mora, você ainda pode se beneficiar da energia solar. A instalação dos painéis poderá ser feita em outro lugar diferente daquele onde a energia será consumida. Você pode instalar seus painéis em um sítio, por exemplo, e a energia injetada na rede da concessionária você abate na sua conta de luz ou se a sua produção for maior que o consumo, você fica com créditos na concessionária por até 60 meses para usar quando precisar.
Como faço para iniciar o processo para uso da energia solar?
Comece fazendo consultas a empresas conceituadas. Nunca feche um negócio com a primeira oferta. Na internet você encontrará inúmeras opções. Normalmente as empresas que fazem a instalação cuidam de tudo pra você. Desde a escolha dos equipamentos até o financiamento junto à instituições de crédito.
Você também poderá optar por comprar o kit solar pela internet e providenciar um instalador para fazer o serviço pesado da instalação. Esta última opção é muito mais comum e vantajosa do que você pode imaginar. Mas não esqueça: se seu sistema for On-Grid, você precisará de um profissional capacitado para assinar o projeto e apresentá-lo a concessionária.
Posso instalar a energia solar sozinho?
Eu tenho amigos que já fizeram uma instalação completa de um sistema Off-Grid. Mas não aconselho isto. O mais sensato é procurar um profissional qualificado.
Em um futuro bem próximo, porém, você provavelmente poderá instalar a energia solar por conta própria. Algumas empresas estão desenvolvendo um sistema solar fotovoltaico plug-and-play que permite aos consumidores prender facilmente os painéis em seus telhados usando um sistema de montagem simples e prático e conectá-lo à rede em menos de 12 horas de trabalho. Isso ainda está em desenvolvimento – até que esteja disponível em sua loja de materiais de construção local, você deve trabalhar com um instalador solar certificado.
Quanta eletricidade posso gerar com energia solar?
O cálculo do quanto você precisa gerar é feito de forma relativamente simples. Na Internet você encontra inúmers ferramentas para esse cálculo. O Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos, por exemplo, desenvolveu uma ferramenta chamada PVWatts para esse fim. Ele estima a produção de energia e o custo da energia de sistemas fotovoltaicos conectados à rede para qualquer endereço no mundo. Ele permite que proprietários de residências, proprietários de pequenos prédios, instaladores e fabricantes desenvolvam facilmente estimativas do desempenho de instalações fotovoltaicas em potencial e podem até comparar o custo da energia solar com as contas de serviços públicos. Essas ferramentas são ótimas para começar, mas certifique-se de trabalhar com um instalador solar para uma estimativa personalizada de quanta energia seu sistema de energia solar pode gerar.
Quanto vou economizar optando pela energia solar?
A quantidade de dinheiro que você pode economizar com a energia solar depende de quanta eletricidade você consome, do tamanho do seu sistema de energia solar, quanta energia ele é capaz de gerar, dada a direção do seu telhado e quanta luz do sol o atinge. Sua economia também depende das taxas de eletricidade definidas por sua concessionária e de quanto a concessionária irá compensá-lo pelo excesso de energia solar que você injeta na rede.
É normal a economia na sua conta de luz chegar a até 95%. Mas lembre-se que no Brasil é impossível você zerar sua conta de luz, pois você vai sempre pagar o custo de disponibilidade que é um valor correspondente ao uso da rede pública.
Posso obter financiamento para energia solar?
Os consumidores têm diferentes opções financeiras para escolher ao decidirem ir para a energia solar.
Se você optar por financiar seu sistema de energia solar, os empréstimos para sistemas fotovoltaicos podem reduzir os custos iniciais do sistema. Na maioria dos casos, os pagamentos mensais do empréstimo são menores do que uma conta de energia típica, o que o ajudará a economizar dinheiro desde o início.
Os empréstimos solares funcionam da mesma maneira que os empréstimos para reforma de casas, e algumas podem oferecer financiamento para energia solar com taxas de juros abaixo do mercado, tornando a energia solar ainda mais acessível.
Como a energia solar afetará o valor de revenda da minha casa?
Comprar um sistema de energia solar provavelmente aumentará o valor da sua casa substancialmente. Um estudo recente mostrou que os painéis solares são vistos como atualizações, assim como uma cozinha renovada ou qualquer outra grande reforma e os compradores de residências em todo o país estão dispostos a pagar um bom valor adicional por uma casa com um sistema fotovoltaico de tamanho médio. Além disso, há evidências de que as casas com painéis solares vendem mais rápido do que as que não os tem. Ótima notícia.
A energia solar é segura?
Absolutamente segura! Todos os painéis solares atendem aos padrões internacionais de inspeção e teste e um instalador qualificado irá instalá-los para atender aos pré-requisitos da concessionária local, atendendo exigências quanto a incêndios e demais itens relacionados a eletricidade. Para ser aprovado e, portanto aceito, seu sistema de energia solar passará por uma inspeção rigorosa e completa por uma equipe de eletricistas da concessionária local.
Quais são os benefícios ambientais da energia solar?
O uso de sistemas fotovoltaicos em vez de formas convencionais de energia, reduz a quantidade de carbono e outros poluentes que são emitidos para o meio ambiente. Reduzir a quantidade de carbono em nossa atmosfera se traduz em menos poluição e ar e água mais limpos.
Onde posso encontrar outras informações para aprender sobre como usar a energia solar?
Disponibilizo para os visitantes do meu site, e-books completíssimos e que vão deixá-lo inteiramente por dentro do assunto “Energia Solar Fotovoltaica”. Tais e-books são encontrados logo na página inicial do site e para baixá-los é necessário apenas deixar o e-mail para onde os e-books devem ser enviados.
Seja o primeiro a comentar!