TORNE SUA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR MAIS LUCRATIVA
O crescimento contínuo da indústria solar permitiu que muitas empresas lucrassem com as instalações de energia solar, ao mesmo tempo em que criavam um enorme valor para seus clientes.
Mas mesmo com um crescimento substancial do mercado, infelizmente, muitas empresas que tentam sobreviver neste mercado extremamente competitivo foram limitadas por práticas comerciais inadequadas ao tentar ganhar uma fatia do bolo solar.
Para ajudar a tornar sua empresa solar mais lucrativa, vamos dar uma olhada em como a indústria funciona, alguns dos riscos envolvidos e algumas dicas específicas sobre como minimizar ineficiências e gerar mais vendas.
Por que os clientes usam energia solar?
Obviamente, para entender como ganhar dinheiro na indústria solar, é importante entender por que os painéis fotovoltaicos estão em demanda crescente e com perspectivas de aumentos acima de qualquer outro segmento neste mundo globalizado.
Não importa seu tamanho ou localização, a proposta de valor de uma instalação solar moderna geralmente se baseia em três fatores principais: economizar dinheiro, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e/ou aumentar a independência energética.
E enquanto as metas de carbono zero de governos, empresas e cidadãos particulares permitiram que a indústria se expandisse nos últimos anos, a grande parte dos clientes opta por usar energia solar para economizar dinheiro.
Em muitos países com políticas rígidas de controle de emissão de carbono em vigor, os proprietários de sistemas solares que produzem mais energia do que o consumido na propriedade podem até ser compensados pelo excedente de energia que é realimentado na rede elétrica.
Combinado com a redução dos custos de instalação, sob as circunstâncias certas, a maioria dos sistemas modernos de painéis solares podem “se pagar” em menos de 5 anos.
Há também um grupo que vê a energia solar como uma alternativa ao consumo tradicional de energia da rede. Proprietários independentes de painéis solares podem investir em um sistema para reduzir despesas mensais com serviços públicos, reduzir custos de energia a longo prazo ou gerar eletricidade fora da rede com armazenamento de energia em bancos de baterias.
Embora existam alguns motivadores comuns que levam os consumidores a comprar sistemas solares, cada cliente é diferente. Cada consumidor tem suas necessidades e objetivos.
Embora cada comprador esteja preparado para se tornar um produtor de sua própria energia, as estratégias de vendas às quais eles respondem são muito diferentes.
Quais são os riscos associados aos negócios no setor solar?
Embora a indústria solar tenha visto um crescimento significativo na última década, isso não garante o sucesso de todos os que se aventuram neste setor altamente competitivo. Mesmo quando as empresas estão fazendo tudo o que podem para cortar custos e aumentar as vendas, as influências externas ainda podem fazer com que a demanda solar local caia.
Por exemplo, se as políticas de taxação da energia solar forem ajustadas ou eliminadas desfavoravelmente, isso pode ter um efeito real no mercado local de energia solar. Da mesma forma, os proprietários de residências e empresas são menos propensos a usar energia solar se as taxas de serviços públicos se tornarem mais acessíveis, o que raramente acontece, pelo menos no Brasil, pois aqui sempre há uma perspectiva de aumento no setor elétrico e quase nunca o contrário.
É claro que a maioria dos estudos indica que o preço altamente volátil dos combustíveis fósseis continuará a aumentar as tarifas de serviços públicos em todo o país. Então, o consumidor sempre terá em mente que seu investimento em energia solar terá retorno garantido não importa em quanto tempo.
Há riscos sobre os quais você tem mais controle e outros nem tanto. Coisas como avaliações negativas de usuários e custos inesperados são riscos que podem prejudicar fortemente um pequeno negócio de energia solar. Em nossa próxima seção, veremos como minimizar alguns desses riscos e maximizar os lucros de sua empresa.
Dicas para tornar sua empresa solar mais lucrativa
As empresas solares prosperam da mesma forma que qualquer outro negócio: vendas mais altas e custos operacionais mais baixos. Aqui estão 4 estratégias para ajudar sua empresa a ter sucesso em ambas as frentes.
Construa e alinhe sua equipe de vendas
Sem as pessoas certas, é impossível escalar um negócio. Obviamente, existem várias funções importantes em todas as empresas, mas para este artigo vamos nos concentrar em seus geradores de dinheiro direto: Os vendedores.
Embora caçar as melhores pessoas seja caro e demorado, você pode economizar tempo e recursos significativos na frente de contratação, fazendo todo o possível para manter seus melhores funcionários depois de contratá-los.
Você pode fazer isso de algumas maneiras. A primeira é tornar a integração e o treinamento o mais simples e objetivo possível. Pense nisso, quanto mais tempo um novo vendedor gasta para criar um ritmo bom de vendas e apresentar resultados positivos para a empresa, mais tempo a empresa levará para recuperar o investimento neste novo funcionário. Quanto mais tempo isso tudo demorar, menos felizes todos ficarão.
A segunda é garantir que esses vendedores tenham tudo à disposição para fechar negócios o mais cedo possível depois de sua contratação.
Cada dia ou semana gastos para preparar o pessoal de vendas significa duas coisas: mais tempo passa e menor é o lucro da empresa. De qualquer forma, é uma situação que leva a menos vendas e vendedores insatisfeitos.
Um bom vendedor de energia solar deve saber gerar propostas, tirar dúvidas dos clientes, passar segurança e estar à disposição do cliente muito depois de fechar negócio.
Elimine Ineficiências
Mais do que tudo, as empresas de energia solar podem reduzir as despesas operacionais criando projetos de sistemas solares consistentes o suficientes para eliminar visitas de acompanhamento, alterações de contrato e outros atrasos dispendiosos do projeto.
Na verdade, os pedidos de alteração de projetos são um dos maiores problemas que afetam as margens de lucro dos integradores e demais profissionais de energia solar. Não é raro o cliente decidir alterar o projeto apresentado para adaptações não previstas inicialmente nos levantamentos preliminares.
Como os pedidos de alteração afetam aproximadamente de 10 a 30% de todos os projetos solares, os desenvolvedores que desejam manter as despesas baixas devem fazer tudo ao seu alcance para projetar com precisão cada etapa, equipamento, custos e demais elementos que possam ser reavaliados até a entrega do sistema funcionando para seus clientes.
Comercialize-se
Por fim, o passo mais importante para conseguir clientes mais satisfeitos é saber como comercializar com sucesso sua empresa de energia solar.
Utilizando estratégias de marketing online e offline, ter o nome de sua empresa visível em sua área local de atuação é uma das melhores maneiras de ser convidado continuamente para novos serviços de projeto, venda e instalação.
Depois de identificar os principais pontos de venda da sua marca, cabe a você encontrar as formas mais eficazes de posicionar o valor da sua empresa diante do seu público-alvo.
Faça os clientes chegarem até você
As empresas de energia solar estão sob constante pressão para desenvolver projetos de qualidade e serem eficientes no encaminhamento da aprovação dos projetos junto às concessionárias.
Dentre as muitas técnicas que podem ser usadas para atrair clientes, uma das mais eficazes é a de geração de leads a partir de seu próprio tráfego na web. Portanto, os proprietários de imóveis que acessam seu site para fazer pesquisas devem ter uma maneira fácil de lhe dizer: “Quero adquirir e instalar meu sistema de energia solar nesta empresa”.
Ferramentas on-line podem realmente dar uma vantagem às empresas nessa área. Como estas ferramentas podem ser incorporadas ao seu site, os clientes em potencial não precisam clicar ou enviar um e-mail. Eles simplesmente inserem seu endereço e uma estimativa de sua conta de eletricidade. Essas ferramentas on-line mostram, então, o quanto a energia solar será vantajosa nas casas desses pretensos clientes.
Ao fazer com que os leads em potencial se auto-qualifiquem, seus vendedores nunca farão uma ligação ou marcarão um encontro até terem certeza de que a casa do pretenso cliente se qualifica e que ele está realmente interessado.
Conclusão
A indústria solar está prosperando. Mas, para manter sua empresa próspera, você precisa ter certeza de que está fazendo todo o possível para gerar dinheiro e reduzir o desperdício. Isso parece óbvio, mas pode ser mais fácil dizer do que fazer. Tenha em mente que um número significativo de negócios são fechados por indicação de alguém que já fez uso dos seus serviços. Podemos deduzir que a qualidade do atendimento, agilidade na aprovação de projetos junto à concessionária, prazo de entrega dos equipamentos, instalação e conclusão dos serviços são a melhor e mais importante vitrine da sua empresa.
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