ENERGIA SOLAR: PERSPECTIVAS FUTURAS

O crescente e exaustivo consumo de energia de fontes não renováveis é tema de debates internacionais há bastante tempo. Nunca houve uma preocupação tão grande com o meio ambiente como há hoje. Todos temos consciência do esgotamento, em breve, de muitas das nossas fontes energéticas. Além do aspecto ambiental, o lado econômico norteia as grandes decisões no cenário mundial sobre fontes alternativas de energia.

Nenhuma empresa quer ficar para trás e perder para a concorrência na inovação de tecnologias para o setor energético. Por isso, o investimento em pesquisas é maciço e constante. Inúmeras novidades surgiram ultimamente e quanto mais se popularizam, mais todos nós só temos a ganhar, não só pelo uso de novas tecnologias mas pelo barateamento que elas proporcionam para o que já existe e o que é lançado no mercado.

No setor de energia solar, a expectativa é que haja uma queda de mais de sessenta por cento no custo de produção de energia fotovoltaica até 2025, segundo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). Em muitos países a dívida gerada pelo financiamento de sistemas solares, já é quitada em três ou três anos e meio.

Em 10 anos, o preço dos painéis solares caiu 80% no geral. Na França, a instalação de 3 quilowatts era de aproximadamente €13.500 em 2008. Hoje custa menos de €5.000. E, graças às economias de escala, cada duplicação da capacidade instalada reduz o custo em 20%. Essa queda no preço dos painéis levou a uma queda no custo de produção de energia elétrica, o que permitiu aos governos reduzir o nível de seus subsídios. Agora, grandes usinas de energia solar dificilmente precisam de apoio financeiro para serem lucrativas.

Mais tecnologia, menos custos

Mas qual a explicação para esse rápido decréscimo nos custos da energia solar? A explicação para essa queda de custos é multifatorial.

Em primeiro lugar, a política de subsídios praticada em escala mundial gerou uma forte demanda, o que permitiu aos fabricantes melhorar o desempenho de sua cadeia produtiva.

Em segundo lugar, as matérias-primas mais baratas nos processos de fabricação de painéis, bem como o desenvolvimento de estruturas que são mais rápidas de montar em telhados, reduziram ainda mais os preços.

Terceiro, o aumento da longevidade dos painéis fotovoltaicos também trabalhou a favor do consumidor. Anteriormente, você tinha que contar com uma vida útil de 20 anos. Hoje, podemos esperar que uma instalação solar funcione por 25 a 30 anos.

E não podemos esquecer os ganhos de eficiência obtidos nos últimos anos (+1,4% para painéis monocristalinos, + 2% para painéis policristalinos), bem como o aumento da irradiação solar na Europa observado por cientistas há 40 anos. Isso se deve aos esforços para reduzir a poluição atmosférica

Módulos solares e o meio ambiente

Mas as boas novas, não param por aí. Os painéis atuais usam cada vez menos material. Eles agora pesam 4 g / Wp, enquanto em 2006 ainda pesavam 16 g / Wp. Os fabricantes estão produzindo células fotovoltaicas cada vez mais finas e leves, o que torna os painéis solares ainda mais competitivos.

Conclusão: Atualmente, o tempo necessário para que os painéis fotovoltaicos produzam a energia necessária que corresponda a energia gasta em sua própria fabricação é de 2,5 anos. Uma vez que esta “dívida energética” tenha sido paga, o painel fotovoltaico produzirá 100% de energia verde por mais de 25 anos.

Um exemplo a ser copiado

Graças à conjunção destes diferentes fatores, a tecnologia fotovoltaica tornou-se, em várias partes do mundo, a fonte de energia mais barata. Isso acelerará a transição dos combustíveis fósseis para as energias renováveis. Atualmente, 4% da energia consumida na França é de origem solar e o governo francês quer aumentar esse percentual para pelo menos 20% até 2028.

Um futuro promissor

O Instituto Fraunhoffer previu que 40% da eletricidade mundial poderia ser produzida pelo sol em 2050, mas parece que esse prazo pode ser antecipado rapidamente. Muitas previsões já foram antecipadas, pois o avanço tecnológico nos surpreende a cada dia. A tecnologia está tornando muitos sonhos em realidade mais rápido que poderíamos imaginar a alguns anos e com a energia solar não é diferente.

Muitas são as possibilidades que podemos citar decorrentes do uso em massa da energia solar:

  • Emissão zero da gases por nossos automóveis;
  • Viajar de avião sem emitir CO2;
  • Substituir o sol por diodos de luz para a maioria das safras, economizando milhões de hectares de terras aráveis ​​que poderiam ser transformadas em reservas naturais;
  • Aquecer e iluminar todas as casas com energia solar e muitas outras aplicações que só serão limitadas pela própria imaginação do homem.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!