ENERGIA SOLAR: O CUSTO-BENEFÍCIO DO USO RESIDENCIAL

ENERGIA SOLAR: O CUSTO-BENEFÍCIO DO USO RESIDENCIAL

Em todo o mundo, está se tornando uma prioridade o uso de recursos renováveis ​​para a geração de energia. A aquisição e instalação de sistemas de energia solar domésticos são ativamente incentivados e agora há uma ampla gama de incentivos, na maioria dos países, para empresas grandes e pequenas para fornecerem aparelhos com maior eficiência energética e sistemas de geração de energia solar domésticos.

Os sistemas residenciais de energia solar não são a única maneira de se beneficiar do sol; há também sistemas solares térmicos e até mesmo projetos de paisagismo e pintura para se beneficiar da energia solar doméstica. O sistema certo para você é, em grande parte, uma questão de custo versus retorno na conta de luz.

A energia solar é sustentável, renovável e abundante. À medida que o custo do uso da energia solar para produzir eletricidade diminui a cada ano, muitos consumidores estão perdendo o medo dos custos iniciais e estão mudando cada vez mais para a energia solar. 

Ao falar sobre o uso residencial de energia solar, os dois principais candidatos são a energia solar térmica (onde você usa um arranjo de tubos para aquecer água) e a eletricidade solar doméstica. Dos dois, o solar térmico é mais eficiente no armazenamento de energia para uso futuro, em grande parte devido às leis da física e às propriedades da água quente. É também o mais fácil de retroceder em uma instalação existente. Portanto, usar energia solar para aquecer água deve ser definitivamente uma das opções que você deve considerar se estiver pensando em energia solar doméstica.

Retornos financeiros e contas mensais mais baixas são os principais incentivos para uso de energia solar. A economia exata que você terá depende do seguinte: 

  • Consumo elétrico
  • Tamanho do sistema de energia solar
  • Horas diretas de luz solar diária
  • Tamanho e ângulo do telhado

Um sistema elétrico solar oferece uma oportunidade para quem deseja reduzir as contas mensais de serviços públicos e fazer um investimento de longo prazo e de baixo risco.

ENERGIA SOLAR: O CUSTO-BENEFÍCIO DO USO RESIDENCIAL

Mais disponível e acessível no país, a instalação de sistemas de energia solar residenciais tem sido a opção de muitas famílias brasileiras, motivadas principalmente pela redução expressiva nos gastos domésticos mensais e aumento da consciência sustentável.

Entenda quais são as principais vantagens de investir em energia solar residencial e porque essa é uma decisão inteligente e que já está mudando a vida de muita gente.

1. Economia financeira

A economia financeira é, sem dúvida, um dos principais motivadores das pessoas que estão optando por gerar energia solar em suas residências. Isso porque a redução na conta de luz é bastante expressiva, chegando a cerca de 95%.

Economizar é um ponto importante para o controle das finanças domésticas, em um contexto de incertezas políticas e econômicas no país e em boa parte do mundo e com alta volatilidade nas tarifas de energia, ou seja, com taxas instáveis. Além disso, os valores poupados mensalmente podem ser revertidos em melhorias no próprio imóvel, em saúde, educação, em lazer, em serviços de manutenção e reparos que a casa precise e em outros bens para a família, como produtos eletrodomésticos e móveis.

2. Alto custo-benefício

O custo da instalação de um sistema de energia fotovoltaica pode parecer alto à primeira vista, mas é preciso considerar o retorno sobre o investimento, que acontece em cerca de 4 anos. Como veremos a seguir, trata-se de um bem que praticamente se paga sozinho e ainda valoriza seu imóvel.

3. Valorização do Imóvel

Por conta de dois fatores, a valorização de um imóvel com instalação de energia solar residencial acontece imediatamente: a economia financeira que o imóvel proporciona com a redução drástica nas contas de luz e no valor que a sustentabilidade ambiental agrega ao imóvel.

De acordo com a Green Build Council Brasil, uma construção sustentável, com energia fotovoltaica, eficiência energética e hídrica e outros artefatos de mitigação de impactos ambientais, pode valorizar o imóvel em até 30% e tornar o local mais atraente e relevante a futuros compradores, considerando que cresce em todo o mundo a busca por estilos de vida e comportamentos mais conscientes e sustentáveis.

4. Sustentabilidade

Os riscos das mudanças climáticas atualmente são a ameaça de maior preocupação global. Pessoas, ao lado dos governos e empresas, têm papel importante no processo da promoção de uma vida mais sustentável ambientalmente, para proteger a qualidade de vida das futuras gerações.

O quão mais rápido agirmos para aumentarmos o uso de fontes de energia renovável e diminuirmos os impactos no meio ambiente, melhor será a vida de todos no futuro.

5. Energia infinita

O Brasil tem posição privilegiada em relação a muitos países, pois temos abundância de irradiação solar, o que aumenta nossa disponibilidade a essa fonte renovável. O sol é uma fonte de energia limpa, renovável, gratuita e infinita.

Mas precisamos ter em mente que mesmo nas regiões mais frias ou com altas incidências de chuva é possível produzir energia solar, pois o processo de geração depende dos fótons presentes nos raios do sol, não do calor. Para se ter uma ideia, a Alemanha é líder mundial em energia solar instalada, mesmo tendo vantagem bem inferior à nossa na questão da radiação solar.

6. Instalação fácil e rápida

Quando feito por uma empresa especializada e com credibilidade no mercado, ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, a instalação de um sistema de energia solar é um processo rápido e descomplicado.

A instalação é feita por meio de um projeto personalizado, de acordo com as características do imóvel, requer pouca intervenção, não gera transtornos para os moradores da residência e você começa a economizar no mesmo instante em que o sistema entra em operação.

7. Vida útil longa e baixíssima necessidade de manutenção

Com a contratação de uma empresa que usa tecnologia de ponta e tem alto conhecimento e credibilidade no setor de energia, a durabilidade e a resistência dos módulos fotovoltaicos serão altíssimas.

Com vida útil de pelo menos 25 anos, essa é uma das grandes vantagens da energia solar residencial e que faz aumentar o seu custo-benefício. O sistema funciona de forma totalmente autônoma, sem interrupção, e requer apenas uma limpeza simples nos painéis solares, com água, cerca de uma vez por ano. E, mesmo assim, se houver alguma necessidade rara de pedido de reparo, você terá a assistência ideal e segurança para realizar uma manutenção com qualidade. Por isso, priorize empresas que lhe ofereçam essa garantia.

8. Autoconsumo remoto

Em um sítio, uma chácara ou em qualquer lugar que você puder imaginar, a energia solar pode ser utilizada remotamente. Desde que os imóveis estejam dentro da mesma área atendida pela distribuidora.

Ou seja, os créditos energéticos gerados na sua residência podem ser compensados em outro imóvel no seu nome, como o caso de um sítio.

E a lista de lugares para consumo remoto pode ser ainda maior, portanto, aproveite o momento da Energia Solar no país e procure o melhor financiamento para o seu projeto residencial ou empresarial.

9. Créditos na Conta de Luz

A grande vantagem de um sistema on-grid é que toda a energia que o sistema fotovoltaico gerar e não for utilizada pode ser aproveitada depois. Se a energia não for usada no momento da geração, será registrada e enviada para a rede pública de energia elétrica.

ENERGIA SOLAR: O CUSTO-BENEFÍCIO DO USO RESIDENCIAL

No final do mês, esse valor é devolvido na forma de créditos energéticos e o consumidor terá como desconto no total a pagar. Esses créditos ainda permanecem válidos e podem ser compensados por um prazo de até 60 meses.

10. Manutenção Mínima

A sujeira dos módulos, causada pela poluição ou até mesmo dejetos de pássaros, pode ser resolvida com um jato d’água e vassouras de cerdas macias, isso quando a chuva não se encarrega da limpeza e faz todo o trabalho pra você. Os sistemas fotovoltaicos funcionam 12h por dia, gerando energia diariamente e precisam de baixíssima manutenção. Manutenção essa que em 99,99% das vezes se resume nisso: limpeza dos módulos fotovoltaicos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!