4 TIPOS DE SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL – ESCOLHA O MELHOR PARA VOCÊ
Recentemente, parece que as pessoas estão começando a entender os benefícios da energia solar doméstica. Isso faz com quê se tenha uma opção muito mais viável para administrar as finanças da casa. Os proprietários de residências estão optando por instalar sistemas de energia solar para ajudar a economizar dinheiro em suas contas de eletricidade, bem como fornecer suporte para energia renovável.
No entanto, existem diferentes tipos de sistemas de energia solar que você pode selecionar para sua casa. A escolha depende da quantidade de investimento que você deseja fazer, bem como de quanto você planeja usar de energia solar ao invés da energia da concessionária. Seria simples instalar energia solar para apenas alguns eletrodomésticos, mas se você quiser um sistema que forneça energia para toda a casa, terá um projeto muito mais complicado e caro. Há uma opção adicional disponível que está se tornando mais popular e talvez você queira experimentar. Não esqueça que existem inúmeras opções e certifique-se de considerar um sistema de energia solar doméstico ainda menos conhecido, que não precisa de painéis solares para funcionar.
Vamos ver as principais opções de energia que tem como fonte o sol e que estão disponíveis para você.
1-Sistema de energia solar On-grid
Esta opção é provavelmente a mais popular dos sistemas domésticos de energia solar disponíveis atualmente. Esta opção permitirá a você criar energia solar ao mesmo tempo em que terá um backup da rede elétrica. Isso será benéfico se você precisar aumentar seu consumo sem aumentar sua conta de energia.
Um dos motivos pelos quais o sistema vinculado à rede é tão vantajoso é que um sistema de baterias não é necessário. Como você ainda está conectado à rede elétrica, não precisa armazenar a energia solar doméstica para uso posterior. Isso pode economizar muito tempo e dinheiro na instalação inicial do sistema, porque haverá menos itens para comprar e configurar. Você poderá usar a energia da sua empresa de energia local quando não estiver produzindo, como em dias chuvosos ou a noite. O que você produzir a mais e não usar, ficará disponível pra você como créditos por cinco anos.
O sistema de créditos junto à concessionária é basicamente ter um acordo com a companhia elétrica que afirma que quando o sistema de energia solar de sua casa gera mais energia do que você usa, o excesso de energia pode ser colocado na rede elétrica. A empresa então lhe dará um crédito em sua conta por isso. Isso funciona bem porque você pode produzir mais energia solar doméstica do que o necessário durante o dia e usar apenas o necessário à noite, por exemplo. Normalmente, você pode chegar ao ponto de equilíbrio com a companhia de energia, de modo que não terá que pagar nada a eles todos os meses.
O benefício de estar conectado à rede é um ponto adicional de segurança. Se o seu sistema de energia solar falhar e você precisar de uma fonte de energia reserva, você pode usar a rede elétrica.
2-Energia solar off-grid
Esta é a opção para quem pretende se desconectar da concessionária de energia e se tornar totalmente independente. É especialmente benéfico para aqueles que vivem ou têm uma casa de férias em uma área remota, um sítio ou cabana onde não há acesso à rede elétrica.
Um sistema de energia solar doméstico fora da rede não é muito simples e exige mais tempo e dinheiro ao ser instalado. Eles precisam ter um banco de baterias e também um gerador reserva, caso o sistema não produza energia suficiente em um determinado momento.
Você deve dimensionar com muita atenção o seu sistema off-grid. A maioria das pessoas com esse tipo de sistema faz tudo o que pode para minimizar drasticamente o uso de energia. Isso pode exigir que você abra mão de muitos luxos que usariam uma boa quantidade de energia, como alguns eletrônicos e eletrodomésticos.
3-Sistema de energia doméstico portátil
Um sistema portátil para energia solar é definitivamente o mais fácil e barato de todas as opções. Eles têm um ou mais painéis solares conectados a um inversor para converter a energia CC que vem dos painéis em CA para que ela possa ser usada dentro de casa.
Esta opção não funciona como sua principal fonte de energia doméstica como os sistemas on-grid ou os sistemas off-grid. Em vez disso, você pode simplesmente conectar alguns poucos itens para os quais deseja usar essa fonte alternativa de energia.
Esse sistema é considerado portátil porque não está realmente instalado em sua casa ou conectado ao sistema de energia da concessionária e você pode usá-lo para outras aplicações ao desmontá-lo e remontá-lo em outro local. Ele pode ser usado quando a energia é necessária em barcos, por exemplo.
4-Sistema térmico de energia solar residencial
Quando você pensa em sistemas domésticos de energia solar, um dos primeiros pensamentos provavelmente será nos painéis solares. No entanto, eles nem sempre são necessários. Existem outros métodos de coleta de energia solar que também são extremamente úteis. Uma dessas opções é um sistema térmico solar doméstico.
Esta opção de energia solar doméstica usa um coletor solar em vez de painéis solares para absorver o calor do sol. Esses sistemas podem, por exemplo, usar essa energia para aquecer a água de sua casa. Esses sistemas funcionam apenas com o encanamento doméstico. Eles funcionam muito bem para aqueles que desejam ter um pouco de energia solar em casa, mas não querem lidar com o aspecto elétrico dos painéis solares.
O ponto positivo é a economia que esses sistemas proporcionam. Embora não gerem eletricidade, a economia vem do fato de você não gastar eletricidade para aquecer a água para banho.
Escolha o tipo de sistema de energia solar residencial que melhor atenda às suas necessidades e comece a economizar em suas contas de eletricidade enquanto contribui para a preservação do meio ambiente.
Seja o primeiro a comentar!