TENHA ENERGIA SOLAR EM CASA SEM GRANDES GASTOS

TENHA ENERGIA SOLAR EM CASA SEM GRANDES GASTOS

Embora os painéis solares estejam ficando mais baratos há anos, eles ainda são um grande investimento e apesar de existir a possibilidade de financiar todo o seu sistema solar, trocando o valor de sua conta por parcelas do financiamento, essa ainda pode ser uma decisão complicada para muitas famílias. Se tornar toda a sua casa dependente de energia fotovoltaica está fora do seu orçamento, você ainda pode adicionar elementos solares menores e menos caros que ajudam a economizar eletricidade. Vamos neste artigo dar uma olhada em várias opções de equipamentos que podem lhe proporcionar uma economia significativa usando energia solar.

Luzes solares de alto desempenho

Há uma infinidade de luzes portáteis que podem funcionar com energia solar que você pode adicionar facilmente à sua casa.

Comece sua jornada solar em seu jardim. Há inúmeros modelos de luzes solares para jardins que podem lhe proporcionar uma economia substancial como iluminação externa. O processo de instalação para esses tipos de luzes é bastante simples – basta colocar as luzes onde quiser e garantir que o painel solar esteja voltado para o céu.

TENHA ENERGIA SOLAR EM CASA SEM GRANDES GASTOS

Carregadores de dispositivos

Seus celulares e tablets precisam de uma recarga diária? Então por que não usar para carregar seus gadgets com uma fonte de energia verde? Pequenos carregadores solares vêm com portas USB que você pode usar para carregar seu telefone, bem como outros pequenos gadgets. O melhor de tudo é que você poderá levar esses pequenos, mas eficientes carregadores, para qualquer lugar (para acampamentos, por exemplo) e isso significa que você nunca está preso a uma tomada de parede.

A única desvantagem é que os bancos de energia solar portáteis carregam seus dispositivos mais lentamente do que uma tomada de parede. Felizmente, os bancos podem recarregar com a luz do sol durante o dia e armazenar essa energia para carregar seus dispositivos à noite – quando você realmente não precisa dá uma carga rápida em seus aparelhos.

TENHA ENERGIA SOLAR EM CASA SEM GRANDES GASTOS

Não importa qual carregador movido a energia solar você escolha, procure um que possa carregar seus dispositivos enquanto também se recarrega à luz do sol. Além disso, verifique quantos itens ele pode carregar de uma só vez e se protege seu dispositivo contra sobrecarga.

Alimente pequenos eletrodomésticos com energia solar

Alimente a maioria dos seus eletrodomésticos com energia solar. Você também pode alimentar seus pequenos aparelhos de cozinha – como sua cafeteira, torradeira, Instant Pot, fogão elétrico ou sanduicheira – sem conectá-los à parede. Embora a economia monetária em sua conta de eletricidade possa parecer pequena, o planeta ainda se beneficiará do uso de energia renovável. Além disso, durante os apagões, você ainda poderá usar esses equipamentos.

Tudo o que você precisa é de um banco de baterias com potência de 25 watts que você pode colocar em uma janela ou varanda e um inversor DC-AC para completar seu sistema. O inversor simplesmente se conecta aos pequenos painéis ou baterias, por isso é muito fácil de configurar. 

Depois de uma breve configuração inicial, basta conectar seu eletrodoméstico. Ele vai funcionar normalmente. A única desvantagem é que você só pode alimentar um aparelho por vez, a menos que tenha um bom banco de baterias.

Experimente um kit de aquecedor solar de água

Um aquecedor de água típico custa uma boa parte de seus rendimentos ao longo do ano e você pode economizar esse dinheiro usando aquecedores solares. Existem kits de aquecedores solares de água que você pode comprar por preço que certamente estão ao seu alcance e que se pagarão muito rapidamente.

Existem basicamente três tipos de aquecedores solares de água. Uma coisa que todos eles tendem a ter em comum é que eles aquecem a água e depois a armazenam em sistemas de armazenamento isolados para manter a água quente até que seja necessária.

Os coletores em lote, também chamados de sistemas de armazenamento de coletores integrados, são os tipos mais antigos de aquecedores solares de água e ainda são populares porque precisam de muito pouca luz solar para aquecer a água e são simples de instalar. 

Você provavelmente já sabe que qualquer coisa pintada de preto absorve a luz do sol e esquenta rapidamente. Os coletores de lote usam grandes tanques ou tubos pretos para coletar calor solar para aquecer a água dentro deles. 

Os aquecedores de água com coletor de placa plana têm uma placa de absorção de calor que coleta o calor do sol e depois transfere o calor para os tubos de cobre. À medida que os tubos aquecem, o mesmo acontece com a água dentro deles. As placas geralmente são instaladas no topo do telhado para obter a quantidade máxima de luz durante o dia. O problema com esse tipo de aquecedor é que ele não é tão confiável para aquecer a água de forma tão consistente quanto algumas das outras opções. 

Os coletores tubulares a vácuo são considerados os aquecedores solares de água mais produtivos. Tubos de vidro ou metal cheios de água ou fluido de transferência de calor são colocados dentro de tubos de vidro maiores, criando um vácuo. Neste vácuo, muito pouco calor é perdido, então a água é aquecida de forma muito eficiente.

TENHA ENERGIA SOLAR EM CASA SEM GRANDES GASTOS

Algumas coisas a serem observadas ao comprar um kit de aquecedor solar de água são a durabilidade e a quantidade de água que o aquecedor pode aquecer de cada vez. Quando se trata de durabilidade, certifique-se de que todos os componentes externos sejam à prova de granizo, especialmente se você mora onde este fenômeno não seja raro. Em termos de vazão, procure aquecedores que possam fornecer pelo menos 2 galões de água quente por minuto.

Com essas dicas e outras que sejam adequadas a sua situação, você pode conseguir uma economia significativa em sua conta de luz. Lembre-se: tudo o que foi sugerido neste artigo, deve ser encarado como um investimento e como tal você sairá ganhando ao médio e longo prazo. São pequenas atitudes que somadas resultam em uma economia que vale a pena. Estas formas de usar energia solar não requerem grandes investimentos e nem gastos com instalação como um sistema fotovoltaico, além de não ser necessário qualquer projeto ou autorização de órgãos governamentais e nem de mão de obra especializada para montagem e configuração.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!