SISTEMAS SOLARES E ARMAZENAMENTO DE ENERGIA
Durante muitos anos a energia solar fotovoltaica esteve restrita a um grupo um tanto seleto de usuários. Com o avanço tecnológico e consequente barateamento dos componentes, linhas de financiamento que facilitam, e muito, a aquisição dos sistemas solares, muitos consumidores realizaram o sonho de instalar energia solar em suas casas ou empresas. Agora, uma questão que é alvo de discussão entre pesquisadores, fabricantes, integradores, distribuidores, instaladores e consumidores é o armazenamento de energia de sistemas solares e de outros tipos de energia alternativa.
Apesar de termos a tecnologia de baterias disponível há muitos anos, só recentemente o armazenamento de energia se tornou possível técnica e economicamente.
O que é armazenamento de energia?
Explicado de forma simples, o armazenamento de energia é a capacidade de capturar energia e guardá-la para uso posterior. Os dispositivos de armazenamento podem economizar energia de várias formas (por exemplo, química, cinética ou térmica) e convertê-las novamente em formas úteis de energia, como a eletricidade. Há um tremendo desenvolvimento neste campo e hoje existem várias maneiras diferentes de armazenar energia:
- Armazenamento mecânico de energia
- Armazenamento de energia térmica
- Armazenamento de energia elétrica
- Armazenamento de energia química
O armazenamento de energia tem sido relativamente caro para a maioria das pessoas e, portanto, poucas pessoas usam o armazenamento de energia. Aliás, quando falamos em energia solar as baterias são o que há de mais caro em termos de equipamento e isso é o que mais desmotiva os consumidores que pensam em usar energia solar com sistemas off-grid. Isso está prestes a mudar e existem diversas tecnologias promissoras que podem possibilitar o armazenamento de energia para grandes empresas, residências e outros players que hoje utilizam geradores de energia como alternativa ao armazenamento.
O armazenamento de energia pode ser o que vai tornar sistemas solares mais atrativo
O uso de sistemas solares tem como seu maior atrativo a economia. Muitos falam em energia limpa, energia amiga do meio ambiente, energia que torna as empresas mais bem vistas para os consumidores que têm forte consciência ecológica, etc, mas o que vale mesmo é a economia. No final das contas, poucos estão preocupados com meio ambiente e sim com o resultado em suas finanças que este investimento vai proporcionar. Se além de gerar a própria energia, pudéssemos armazená-la gastando valores razoáveis para este armazenamento, o uso de sistemas solares seria mais disseminado mesmo entre consumidores de poder aquisitivo menos favorecidos. Urge, pois que se desenvolva tecnologia de armazenamento que torne sistemas solares acessíveis para o consumidor que habita lugares remotos, sem rede elétrica por perto e que somente com o uso de baterias seria justificável a aquisição de um sistema solar.
Que tipos de sistemas fotovoltaicos usam armazenamento de energia hoje?
O armazenamento de energia é mais usado por consumidores rurais, hospitais, sistemas de segurança, torres com sistemas de comunicação em lugares remotos, pacientes com equipamentos que não podem ter seu fornecimento de energia interrompido, etc.
É grande a quantidade de consumidores que precisam de sistemas de armazenamento e que não o fazem por não terem poder aquisitivo para isso. Certamente muitas alternativas todos nós teremos em breve. As pesquisas estão avançando a passos largos e a indústria automobilística está impulsionando muito o setor de desenvolvimento de baterias como nunca aconteceu antes.
O que o futuro reserva para o armazenamento de energia com sistemas fotovoltaicos?
Com os preços da eletricidade cada vez mais altos e um desenvolvimento competitivo e rápido na tecnologia de baterias, não é impossível imaginar que o armazenamento de energia será um componente importante em um sistema fotovoltaico em todo o mundo. É especialmente gratificante observar o desenvolvimento que está acontecendo em torno dos carros elétricos.
Como os carros elétricos têm baterias bastante potentes, agora estão sendo analisadas soluções para usá-las para o armazenamento de energia solar.
Assim como aconteceu com os próprios sistemas solares que de certa forma se popularizaram, os sistemas de armazenamento tentem a se tornar mais acessíveis num futuro não muito distante. É algo inevitável que isso se torne realidade em breve. Quando alcançarmos este patamar, que é um dos poucos obstáculos para maior disseminação do uso intensivo da energia solar, teremos os nossos telhados com a cor azul predominante, consumidores mais satisfeitos e meio ambiente mais protegido.
Seja o primeiro a comentar!