ENERGIA SOLAR: MONTAGENS NO TELHADO OU NO SOLO?
Ao proceder uma instalação de um sistema solar fotovoltaico, deve-se ter sempre em mente o melhor rendimento do sistema, além, é claro, de se considerar o item segurança. É fundamental, portanto, escolher o melhor local para a colocação dos módulos fotovoltaicos. Entre as principais opções estão o telhado e o solo.
Os suportes para telhados são mais baratos porque usam a estrutura do telhado existente como base. Eles também ocupam menos espaço em sua propriedade. Na verdade ocupam um espaço que normalmente não é utilizado para nada. As montagens no solo ocupam mais espaço, mas são mais fáceis de acessar para instalação e manutenção. Eles também oferecem maior controle sobre a orientação de sua matriz para maximizar a produção de energia.
Depois de escolher seus painéis solares, é hora de decidir qual sistema de montagem é melhor para o espaço que você dispõe, seu orçamento e suas necessidades de energia.
Existem dois tipos de opções de montagem solar: sistemas de montagem no telhado e no solo . Os sistemas de montagem no telhado são fixados em suportes que já fazem parte no seu telhado e que, portanto, já estão disponíveis, enquanto os sistemas de montagem no solo são construídos em uma fundação no nível do solo.
Há vantagens e desvantagens em cada um, e ambos os sistemas de montagem têm seus méritos dependendo das especificações do projeto.
Módulos fotovoltaicos montados no solo
Prós
- Fácil de acessar
- Fácil de limpar
- Mais fácil de solucionar problemas
- Fundação das estruturas mais forte
- O sistema não se limita às dimensões do telhado
- As temperaturas mais frias do painel significam maior produção de energia
- Não há necessidade de remover os painéis se você for alterar seu telhado
Contras
- A instalação é mais trabalhosa (por causa da montagem dos suportes ou fundação)
- A instalação é mais cara (os telhados já estão prontos para receber os painéis)
- Requer mais partes e peças
- O processo de licenciamento é mais caro
- Usa imóveis (nos telhados você usa uma área ociosa)
- Não é esteticamente agradável para todos
Módulos fotovoltaicos montados no telhado
Prós
- Menos caro
- Requer menos materiais para instalar
- O custo do trabalho de instalação é menor
- Usa espaço não utilizado
- Mais próximo das demais instalações do sistema
Contras
- De difícil acesso – especialmente se seu telhado for íngreme ou escorregadio
- Mais difícil de solucionar os erros
- Temperaturas de painel mais altas significam menor rendimento
- Restrições de espaço no telhado limitam o tamanho do sistema
- Pode ser um incômodo se você precisar substituir o telhado dentro da vida útil dos painéis (Terá que instalar o sistema duas vezes)
- Fazer buracos no telhado pode causar danos que serão um problema na época de chuvas
Por que usar a montagem no solo?
Alinhamento perfeito dos painéis
Não importa que tipo de sistema solar você está considerando, isto é verdade: todo painel solar funciona melhor quando é capaz de receber o máximo possível de luz solar.
Se você mora ao norte do equador, então o sol se inclina para o sul conforme a órbita da Terra. Posicionar sua string virada para o sul irá capturar a maior parte da luz do dia e produzir os melhores resultados. No entanto, se você mora ao sul do equador, é mais eficiente virar os seus módulos fotovoltaicos para o norte.
Conseguir o alinhamento perfeito pode ser um pouco complicado para um sistema montado no telhado. É pouco provável que seu telhado esteja voltado diretamente para o sol.
Os sistemas montados no solo podem estar voltados para qualquer direção que você desejar. Você pode alinhar seu sistema no ângulo ideal para que ele aponte diretamente para o sol. Por esse motivo, os sistemas montados no solo são mais eficientes, pois maximizam o acesso à luz solar que alimenta a string.
Benefícios para consumidores off-grid e on-grid
O ângulo perfeito não é a única coisa que torna os arranjos montados no solo mais eficientes. Ser montado no solo permite melhor fluxo de ar e resfriamento, o que significa que seus painéis produzem mais energia.
A maioria dos painéis solares são testados em uma média de 25° Celsius – um dia ensolarado normal, mas nada muito quente. Mas quando fica mais quente do que isso, os painéis ficam menos eficientes, produzindo 10-25% menos eletricidade. Os semicondutores sofrem maior resistência ao fluxo de eletricidade. Pense nisso como apertar a mangueira quando há água correndo por ela.
O fluxo de ar e o resfriamento adequados mantêm os painéis funcionando em condições ideais, o que é uma vantagem clara para estruturas de montagem no solo.
Dando a você espaço para expandir seu sistema
Se você estiver instalando em seu telhado, é provável que você tenha espaço limitado para fazer o conjunto mais eficiente possível. Se suas necessidades de energia mudarem no futuro, pode ser um desafio adicionar mais painéis ao sistema atual.
Quando você monta sua estrutura no solo, você não está sob tal restrição – presumindo que você tenha espaço em seu quintal, sítio ou fazenda. Você pode expandir seu array após a instalação inicial, e muitas opções de estruturas de montagem no solo permitem que você acrescente facilmente novos módulos fotovoltaicos.
Isso significa que, se seu consumo aumentar e você precisar de mais energia, ou se descobrir que sua fonte de alimentação instalada inicialmente não está sendo suficiente, você pode adicionar mais painéis conforme necessário com o mínimo de trabalho.
Acessibilidade
Outro grande benefício do sistema solar montado no solo é a acessibilidade. Os sistemas solares, por vezes, requerem muitas tentativas e erros, especialmente na fase de instalação. É uma pena ter que subir no telhado toda vez que você precisa resolver algum detalhe na instalação do seu sistema fotovoltaico.
Este é um ponto de importância ainda maior se você estiver considerando um sistema com microinversores e otimizadores. Com esses acessórios, há um componente sob cada painel solar e pode ser difícil substituí-los em um sistema montado no telhado.
O que acontece se um microinversor no meio da matriz quebrar? Nesse caso, você teria que remover vários painéis para acessar a origem do problema. Quando seu sistema está no nível do solo em vez do telhado, é mais fácil solucionar problemas de painéis e acessórios.
A montagem no solo também facilita a limpeza dos painéis e a manutenção de rotina neles. Dá-lhe mais tranquilidade saber que não terá de arriscar a sua segurança sempre que necessitar limpar a sujeira dos pássaros nos painéis, tirar a poeira e o pólen ou remover os detritos por baixo dos painéis.
Desvantagens do sistema solar montado no solo
Agora, algumas desvantagens das estruturas para montagem no solo que você pode considerar.
Em geral, uma instalação no solo é muito mais complicada e requer mais dinheiro inicial para fazer o trabalho. Se a sua principal preocupação é obter o máximo de retorno do seu investimento em painéis solares, a montagem no telhado pode ser o caminho a seguir. A montagem de módulos fotovoltaicos no solo ocupará mais espaço em sua propriedade, que você talvez estivesse planejando usar para outra finalidade.
Mais trabalho e mais custos iniciais
A principal razão pela qual uma montagem no solo requer mais custo inicial é porque o sistema requer a montagem de mais peças.
Pense desta forma – quando você coloca um painel solar no telhado, metade da estrutura já foi construída para você. Mas quando você coloca um painel solar no solo, é necessário construir uma estrutura semelhante a um telhado resistente para manter os painéis no lugar.
Este processo envolve fazer um levantamento do solo para ter certeza de que pode manter o sistema firmemente no lugar, cavando grandes buracos e pagando mais por peças para construir uma base adequada para os painéis.
Os sistemas montados no telhado evitam muitos desses custos. Supondo que seu telhado esteja em boas condições e não apresente danos estruturais, ele deve ser forte o suficiente para suportar o peso do painel solar. Você não terá o incômodo de construir uma nova base para manter os painéis no lugar.
As estruturas de montagem no solo podem precisar de um processo de licenciamento mais complicado
Embora não seja comum, no Brasil, exigências especiais para instalação de módulos fotovoltaicos em solo, é possível que você precise permissão para esse fim, dependendo de onde se localiza seu terreno. A cidade ou município em que você mora pode ter um código a respeito desse tipo de instalação, uma vez que o sistema é considerado uma nova estrutura. Dependendo de onde você mora, você terá que ir à autoridade competente e obter uma licença de construção.
Isso adicionará desafios extras ao processo. Pode ser que você precise:
- Enviar um projeto
- Considerar o tipo de solo e os requisitos de recuo da linha de propriedade
- Pagar taxas de permissão
A montagem no solo ocupa bens imóveis
A última desvantagem do sistema solar montado no solo é que ele ocupa muito espaço em sua propriedade. Quando você monta um sistema em seu telhado, ele fica mais discreto e você consegue manter o espaço livre em seu terreno para fazer o que quiser.
A questão do espaço não é um grande problema se você tiver uma grande propriedade. As pessoas que vivem no campo tendem a encontrar espaço para um sistema montado no solo que não interfere na forma como vivem o resto de suas vidas.
Mas se você possui uma propriedade menor, seu telhado pode ser o único lugar onde seu painel solar caberá. Em alguns casos, um sistema montado no solo nem mesmo é uma opção.
Se o espaço não for um problema, a decisão geralmente se resume à estética. Para aqueles que consideram o sistema solar montado no solo uma mancha desagradável em suas terras, existem algumas opções artísticas ou exclusivas de instalação, como as apresentadas abaixo.
Mas, na maioria das vezes, as pessoas têm orgulho de seus painéis solares porque são uma tecnologia de ponta que representa sua liberdade energética e total independência.
Gostamos quando as pessoas exibem seus sistemas com orgulho. Mas não há nada de errado em preferir um olhar ao outro. Para os compradores que têm o luxo do espaço, a decisão geralmente se resume a se eles acham que os sistemas montados no solo ou no telhado têm uma aparência melhor.
Pontos-chave a considerar:
Opte por um sistema de montagem no solo se quiser simplificar o processo de manutenção / limpeza e maximizar a produção de energia ao longo do tempo. Há três perguntas principais a se fazer para ter certeza de que a montagem no solo funcionará para você:
Quanto você pretende gastar com antecedência?
Um sistema de estruturas de montagem no solo requer mais mão de obra e peças para instalá-lo. Você vai precisar de um ou mais pedreiros para fazer o trabalho e pode haver o processo de licenciamento que será mais demorado e caro.
Mas considere o seguinte: depois que os painéis forem instalados, o custo inicial será compensado no final da linha por uma produção de energia mais eficiente. Também haverá menos custo e aborrecimento se você precisar remover os painéis para recobrir o telhado.
Você vai desembolsar um pouco mais de dinheiro no início, mas o esforço se pagará com o tempo.
Que tipo de solo você tem?
Se sua propriedade for rochosa ou se você souber que o solo vai ser realmente difícil de cavar, convém colocar os painéis em seu telhado. Solo duro pode fazer com que os custos de instalação de sistemas de montagem no solo sejam proibitivos. Não é impossível, mas você precisará alugar equipamento pesado para perfurar o solo.
Você precisará expandir seu sistema?
Se você não planeja um sistema Off-Grid, um sistema de telhado provavelmente será mais do que suficiente para suas necessidades de energia. No entanto, se você está planejando um sistema fora da rede, a montagem no solo permitirá que você adicione mais painéis conforme suas necessidades de energia mudem ao longo do tempo e você terá o benefício de uma inclinação embutida que pode ficar voltada para o sol mais facilmente do que seu telhado.
Quando as estruturas para telhados são a melhor opção?
Nenhum dos sistemas de montagem é “melhor” do que o outro. A escolha depende de como seu orçamento, necessidades de energia e estilo de vida se combinam. Um sistema solar montado no telhado tende a ser uma opção melhor para clientes que:
- querem maximizar o retorno do investimento
- querem um sistema que seja mais simples de instalar
- não têm muito espaço
- querem gastar menos dinheiro adiantado
Menos materiais e mão de obra significam menos custos iniciais
Uma coisa que torna um sistema montado no telhado uma venda fácil é que ele requer menos tempo e dinheiro inicial para instalar.
Quando você coloca um sistema solar em seu telhado, a parte mais complicada da estrutura já está no lugar. Você não precisa cavar buracos, inspecionar o solo, se preocupar com os limites de sua propriedade ou comprar materiais caros como postes e concreto.
A configuração é ideal para clientes com sistemas on-grid que desejam fazer um investimento inteligente; instalar no telhado em vez de no solo pode economizar alguns milhares de reais.
Faz uso de espaço não utilizado
Na maioria das vezes, uma montagem no telhado é usada em um ambiente residencial onde não há muito espaço para um sistema de montagem no solo. Você pode morar em um condomínio, por exemplo. O espaço escasso do quintal que você tem pode ser melhor usado para churrascos ou um lugar para as crianças brincarem. Painéis de montagem no telhado permitem que você use um espaço que de outra forma seria inútil, reservando o resto de sua propriedade para as coisas que mais importam.
Mesmo para pessoas com muito terreno, alguns optam por instalar painéis solares no telhado porque é mais discreto. Ele mantém o espaço em sua propriedade livre para atividades como criação de animais, agricultura e construções externas.
Adicionando isolamento e proteção
Um benefício não proposital para um sistema montado no telhado que vale a pena mencionar é que ele protege o telhado de elementos degradantes como luz ultravioleta, vento, chuva e neve. Também manterá sua estrutura mais isolada. Esta pode ser uma boa maneira de manter a casa naturalmente mais quente à noite e mais fria durante o dia.
Mais fácil de permitir
Você é uma daquelas pessoas que não gosta de se envolver em procedimentos burocráticos? Um sistema de rack montado no teto é perfeito para você. Envolve um processo de licenciamento muito mais simples. Você pode enviar para as autoridades ou a concessionária de energia de sua cidade, as plantas da sua casa para mostrar se o telhado é estruturalmente sólido ou não, e você terá que se certificar de que a fiação e os sistemas elétricos estão de acordo com o exigido. Isso normalmente não será um problema, a menos que você more em uma casa muito antiga.
Não há papelada de projeto extra para enviar, porque você não está construindo uma nova estrutura em sua propriedade – algo que levaria a um processo de aprovação muito mais longo.
Um telhado e um sistema solar têm uma vida útil semelhante, por isso faz sentido instalá-los ao mesmo tempo. Telhados com menos de 5 anos provavelmente serão adequados para painéis solares. Se for mais antigo do que isso, você pelo menos deseja considerar se é uma boa ideia substituí-lo ao mesmo tempo em que instala os painéis.
Se o seu telhado for muito antigo, pode haver danos, vazamentos ou problemas de integridade estrutural com que se preocupar. Ele precisará estar em boas condições para suportar o peso do painel solar. Tente antecipar os reparos do telhado antes de instalar o sistema. Será uma grande dor de cabeça consertar seu telhado depois que os painéis forem instalados.
Mesmo que os painéis solares sejam um excelente investimento, ele requer um grande compromisso financeiro inicial e pode levar algum tempo para obter um retorno sobre esse investimento, dependendo do seu consumo de energia. Se o seu consumo de energia for pequeno, sua economia também será. Muitas dessas economias podem depender da região em que você mora e se você reside ou não em uma área remota com eletricidade cara. Portanto, embora sejamos grandes apoiadores da energia solar, ela não é para todos – realmente depende de seus objetivos principais.
Seja o primeiro a comentar!