VISÃO GERAL DOS COMPONENTES DE UM SISTEMA SOLAR
Sistemas de energia solar fotovoltaica estão em alta. A principal razão por trás dessa explosão aparentemente repentina de interesse em sistemas de energia solar é dupla: Financeira e ecológica. Traduzindo, significa que o proprietário da casa ou empresa não quer pagar os valores continuamente crescentes da energia das concessionárias e agora está disposto a experimentar energias renováveis não convencionais.
Além disso, um número cada vez maior de pessoas sente que gostaria de ser mais amigáveis com nosso planeta e deixar menos carbono na nossa atmosfera.
Até não muito tempo atrás, essas estruturas alternativas de energia eram um tanto complicadas para operar, mas agora elas já podem ajudar muito no fornecimento de energia para lugares remotos e melhorar as operações elétricas comerciais.
Elas também podem ajudar os proprietários de casas a compensar parte ou a maior parte de suas despesas com energia.
Como podemos melhorar a operação de um sistema de energia solar?
A viabilidade de um sistema de energia solar, no entanto, é algo que muitos céticos questionam. É verdade que esses sistemas não são absolutamente 100% ideais, mas o que é perfeito neste mundo? Em qualquer caso, são uma opção digna de nota que pode ajudar a reduzir as enormes quantidades de energia não renovável que todos nós consumimos.
Se entendermos como essas operações funcionam, poderemos identificar os benefícios potenciais não descobertos e as desvantagens de certos projetos.
Seu sistema solar fotovoltaico básico é composto de vários componentes bem diferentes. A viabilidade geral de qualquer sistema de energia solar que verdadeiramente vise desconectar uma casa ou edifício de escritórios da rede elétrica ou reduzir significativamente o uso de eletricidade convencional depende fortemente da efetividade prática de cada elemento incluído no sistema.
Componentes de um sistema solar
Para que um sistema solar funcione, você precisa dos seguintes componentes:
Células solares, painéis ou matrizes – um sistema de energia solar é sempre baseado em um dispositivo que captura a energia do fóton do sol. Para projetos muito pequenos, você só precisa de pequenas células solares.
Quer você tenha um sistema de energia solar que foi concebido para operar apenas um equipamento ou um edifício inteiro, você precisa do número e tamanho adequados de painéis solares ou conjuntos de painéis solares e arranjos para coletar energia suficiente para gerenciar a operação desejada.
Uma vez que as células ou painéis solares tenham coletado a energia solar, o próximo passo é transformá-la em energia de corrente contínua. A eficácia geral de qualquer sistema de energia solar depende muito da capacidade dos painéis solares de coletar e transformar a energia do sol em energia DC (corrente contínua).
Um inversor – o que este componente faz é pegar a energia DC que foi gerada pelos painéis solares e convertê-la em energia de corrente alternada(CA). A energia CA é o tipo de eletricidade exigido pela maioria dos eletrodomésticos.
Esse componente (o inversor) pode aumentar ou diminuir significativamente a eficiência de um sistema inteiro, dependendo de quão bem ele converte energia DC (corrente contínua) em eletricidade AC (corrente alternada). No entanto, uma certa quantidade de perda é geralmente esperada na transformação.
Um banco de baterias – O que este componente faz é armazenar a energia para que possa ser usada no futuro em sistemas elétricos. Como você provavelmente pode esta pensando, as baterias também têm uma forte influência que depende de diferentes fatores. Pode-se esperar que uma bateria de qualidade mantenha bem a carga; se não fizer seu trabalho, a energia já armazenada será desperdiçada.
A eficácia geral de qualquer sistema de energia solar pode ser influenciada por vários fatores heterogêneos. Felizmente, os projetos produzidos agora são mais eficientes e econômicos.
Um sistema de energia solar como o projetado hoje certamente não é perfeito, mas funciona e ajuda a resolver muitos problemas que nossa sociedade enfrenta. É certamente um grande passo na direção certa.
Medidor De Energia Bidirecional – O medidor de energia bidirecional é um componente do sistema fotovoltaico que tem a função de medir o consumo de energia elétrica. Ele funciona, basicamente, registrando a energia consumida da concessionária (chamada de direta) e registrando a energia injetada na rede da concessionária (chamada de reversa). Dessa forma, acontece a compensação dos créditos na sua conta.
String Box – A string box é um quadro de proteção desenvolvido para sistemas fotovoltaicos. É composta por um conjunto de dispositivos aptos a intervir contra distúrbios elétricos que ocasionalmente possam ocorrer ao longo de todo o circuito.
Protege e isola o sistema de produção de energia fotovoltaica, impedindo o risco de propagação de acidentes elétricos, como os curtos-circuitos e os surtos elétricos, sacrificando seus componentes e abrindo o circuito elétrico em que ela está instalada.
Como o leitor pode ver, o sistema como um todo não é tão complexo, mas projetar e instalar seu sistema fotovoltaico é outra história. O projeto deve ser assinado por pessoa com licença para isso. Ou seja, mesmo que você entenda de tudo, a concessionária só aprovará seu sistema se alguém com as devidas credenciais assumir a responsabilidade pelo projeto.
Seja o primeiro a comentar!