ENERGIA SOLAR X CONDICIONADORES DE AR

Nas últimas décadas, a questão do aquecimento global atingiu níveis sem precedentes. E não se trata de uma moda ou questão passageira. Essa é uma questão que estará presente em nosso dia a dia e nos influenciará como poucas outras questões. Hoje em dia, quase todos os consumidores estão pelo menos cientes do aquecimento global e, com o impulso da mídia para “tornarem-se verdes”, muitos estão transformando essa consciência em mudanças construtivas no estilo de vida.

Uma das subcategorias mais proeminentes associadas ao aquecimento global é a questão da energia.

Todos nós sabemos que uma porcentagem considerável do limitado suprimento de energia do mundo se esgota diariamente. Bilhões de pessoas em todo o mundo consomem recursos naturais de alguma forma, seja diretamente ou por meio do uso de produtos derivados desses recursos.

No entanto, embora a maioria das pessoas agora seja instruída sobre como podem fazer mudanças engenhosas em sua vida, ainda tendem a ignorar uma área onde ocorre uma porcentagem significativa do consumo – a energia.

Nosso planeta abriga uma grande riqueza de recursos naturais de energia, sendo os combustíveis fósseis a única fonte com a qual estamos mais familiarizados. Devido a um aumento constante no consumo de energia, agora temos recursos e reservas de energia perigosamente menores.

Muitos consumidores e empresas conscientes estão agora procurando fontes alternativas de energia para abastecê-los com uma fonte de energia amiga do ambiente. As empresas agora estão pesquisando maneiras novas e aprimoradas de aproveitar a energia natural por meio do vento e da água.

Ao contrário dos sistemas tradicionais, essas fontes de energia são renováveis ​​e abundantes. Mas ainda existe um elemento fora do nosso planeta que oferece o maior suprimento energia de que dispomos – o sol.

Agora somos capazes de aproveitar a energia do sol e usá-la para vários fins, um deles é usar o calor para fornecer aquecimento. Isso é feito através da coleta de energia por meio de grandes painéis que são posicionados de frente para o sol.

O uso de condicionadores de ar é um dos grandes vilões quando o assunto é consumo de energia. Atualmente, empresas e consumidores residenciais estão se voltando para condicionadores de ar movidos a energia solar.

ENERGIA SOLAR X CONDICIONADORES DE AR

Este, acredite, não é um conceito novo, uma vez que foram usados ​​pelos Estados Unidos no início do século XX. No entanto, com o aumento das tarifas de energia elétrica e a necessidade de maior consumo, tem havido um aumento constante do uso comercial de condicionadores de ar solares fora do Brasil.

Aqui no Brasil, isto ainda soa como novidade, portanto vamos falar deste assunto tendo como referência e exemplo os Estados Unidos e a Europa.

Benefícios de condicionadores de ar solares

Programas de incentivos (Nos EUA e Europa)- O custo de instalação de aparelhos de ar condicionado solar pode ser muito alto. Ainda assim, uma família ou empresa que opta por condicionadores de ar movidos a energia solar pode percorrer um longo caminho na redução dos custos de eletricidade a longo prazo. Além disso, tanto o governo federal norte-americano, quanto muitos governos estaduais nos Estados Unidos oferecem planos de incentivos aos usuários de energia solar.

Aumento do valor de revenda da casa – Além de estabilizar os crescentes custos de energia, os painéis de energia solar são considerados um investimento. Muitos proprietários sabem que os sistemas solares agregam um valor considerável às suas casas e as tornam muito mais vendáveis ​​em um mercado imobiliário competitivo.

Se o ar condicionado solar parece atraente, saiba que ele não vem sem suas desvantagens. E como com qualquer outra coisa, é melhor conhecer os prós e os contras antes de fazer um investimento considerável nisso.

Desvantagens de condicionadores de ar solares

Depende do clima – Os painéis de energia solar para funcionarem têm um requisito óbvio – o sol. Se os aparelhos de ar condicionado solar forem sua escolha, saiba que você terá um problema significativo nos dias em que o sol pode não estar claro o suficiente para os painéis absorverem a energia, embora isso normalmente não seja um problema para a maior parte do Brasil.

ENERGIA SOLAR X CONDICIONADORES DE AR

Rastreando o sol – Por serem movidos a energia solar, os painéis de energia solar precisam ser constantemente direcionados para o sol. Como tal, ajustes de painel precisariam ser feitos a cada temporada. A maioria dos proprietários de painéis solares geralmente os monta em uma inclinação fixa de acordo com a latitude do local em que estão.

Limpeza – Além do rastreamento, os painéis solares precisam ser orientados e limpos. Este é particularmente o caso em áreas onde o clima é muito seco e portanto tem muita poeira como no nordeste do Brasil. Se você planeja adquirir um condicionador de ar movido a energia solar, considere colocar seus painéis no chão, montados em estruturas como postes. Os sistemas tradicionais de energia solar são normalmente colocados no alto de um telhado, mas se houver necessidade de limpeza frequente, torna-se difícil e perigoso limpar se instalado em uma área alta e de difícil acesso de sua casa.

Conversão de energia – Os painéis solares fornecem energia CC, que precisa ser convertida em CA antes de ser usada. Há também a consideração adicional de armazenar energia para consumir posteriormente em condições de pouca luz. Os inversores cuidam de converter energia CC em CA e, em seguida, colocar o excesso de energia na rede pública de energia CA. Isso resolve o problema de armazenamento de energia, pois a rede pública de energia atua como um grande banco de baterias para armazenamento da sua energia excedente.

Baterias caras – Caso o consumidor more em um lugar isolado e sem acesso a rede pública, deverá providenciar baterias para armazenar energia para uso posterior. As baterias são caras, requerem manutenção e não duram muito.

Alto custo inicial – Além dos custos da bateria, o custo inicial com sistemas de energia solar pode ser consideravelmente alto. A longo prazo, o sistema vale a pena, especialmente em áreas onde há sol constante e necessidade constante de resfriamento. No entanto, se você não quer esperar pelo longo prazo e não quer investir uma pequena fortuna no processo de planejamento, aquisição e instalação, você certamente irá dá preferência a condicionadores de ar portáteis (tipo climatizadores) com baixo consumo de energia.

Alternativas ao condicionador de ar solar

Muitos “consumidores verdes” inteligentes sabem que não precisam esvaziar a carteira para obter as vantagens da energia verde. Uma alternativa a ser considerada quando falamos em condicionadores de ar, é o conhecido climatizador portátil, que oferece benefícios imediatos e de longo prazo consideráveis.

Benefício 1 – Mobilidade. Um AC portátil é uma unidade de resfriamento móvel que pode ser movida de um ambiente para outro, dependendo de onde você precisa resfriar.

Benefício 2 – Os condicionadores de ar portáteis (climatizadores) fornecem alívio imediato sem o custo e o tempo necessários com os condicionadores de ar de energia solar. Com muito menos peças, as unidades de ar condicionado móveis não precisam ser mantidas ou reparadas com a mesma frequência que os condicionadores de ar de energia solar.

Benefício 3 – Condicionadores de ar portáteis não precisam de tanta eletricidade para alimentá-los. Desta forma, eles são competitivos com os condicionadores de ar de energia solar. No entanto, com os condicionadores de ar portáteis, você não tem o alto custo de configuração nem o problema de converter energia, armazenar energia ou depender do clima.

Curso avançado

Além disso, como os condicionadores de ar portáteis oferecem refrigeração bem localizada, você economizará dinheiro ao não resfriar salas vazias ou não utilizadas. Sua unidade portátil vai exatamente onde você precisa e somente onde você precisa.

Benefício 4 – A maioria das unidades de ar condicionado disponíveis hoje vem com dutos especiais que garantem que todo o ar quente seja retirado da sala onde o sistema está situado. Mais uma vez, isso ajuda a reduzir o custo de refrigeração da sala. Este benefício não está disponível com condicionadores de ar solares.

Quando se trata de comprar um aparelho de ar condicionado portátil, tenha em mente alguns fatores importantes a serem considerados, como a marca, o tamanho e o modelo do aparelho, bem como os recursos especiais que você precisa que o seu tenha. Mas a melhor opção para quem quer manter os custos baixos é optar por modelos menores e mais básicos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!