COMO ENCONTRAR UM BOM INSTALADOR DE SISTEMAS SOLARES
Uma pergunta que ouço muito: como encontrar um bom instalador de sistemas solares? Se você está pensando em instalar um sistema solar fotovoltaico e não consegue fazer tudo só. Pode ser uma verdadeira dor de cabeça encontrar um bom instalador solar para lhe ajudar nessa tarefa árdua e nada fácil para um leigo.
A maioria dos instaladores solares locais oferece uma solução completa para você, que vai deste adquirir equipamentos a até instalar seu sistema solar e deixá-lo funcionando. Mas dependendo de onde você mora ou do local onde será feita a instalação, alguns instaladores costumam cobrar preços altos demais para fazer o trabalho.
Muitas vezes contratar uma empesa de renome, pode tornar o processo todo inviável para você. Isso porque empresas sempre têm muitas despesas gerais (equipamentos, espaço de escritório / armazém, seguros, salários, etc.). Eles precisam cobrar muito mais do que instaladores freelance para cobrir seus custos.
Uma maneira de economizar e com segurança é pesquisar e comprar um kit de energia solar diretamente de um distribuidor e, em seguida, contratar um instalador local para fazer a instalação.
Se você estiver disposto a pesquisar e comprar o sistema por conta própria, provavelmente encontrará um instalador solar em sua área com um preço muito mais competitivo do que as grandes empresas.
Sabe aquele seu amigo ou vizinho todo orgulhoso do novo sistema solar instalado na casa dele? Bem… se ele estar orgulhoso e todo satisfeito é porque a instalação dele está dando os resultados esperados. Isto quer dizer que a instalação e equipamentos corresponderam ao desejado. Pedir a ele o contato da equipe que fez o serviço, não vai lhe custar nada. Pedir informações sobre a compra e referências sobre os instaladores vai lhe poupar um bom tempo com pesquisa na internet.
Caso ele não lhe dê as informações que você quer, o jeito é pesquisar. Isso requer um pouco de dedicação, um tempo extra e trabalho braçal, mas a economia vale a pena.
Para economizar dinheiro na instalação, você pode comprar direto de distribuidores atacadistas. Mas eles não tendo equipes de instaladores em sua área, é o jeito você contratar equipes de freelancers.
Como os fornecedores querem ver todos os projetos bem-sucedidos, eles normalmente têm nomes para lhe indicar na sua cidade.
Quando as pessoas me perguntam como encontrar um instalador solar, este é o caminho a seguir:
Passo 1: Pergunte a quem tem um sistema solar instalado
Mesmo que você não conheça muito bem o sujeito da sua rua que acabou de instalar o sistema fotovoltaico dele, ele vai ter orgulho em lhe falar do seu novo sistema solar. Aproveite e pergunte quem instalou e quanto cobrou. O serviço foi feito no tempo previsto? quais os imprevistos que surgiram? Eles foram resolvidos a contento? Dependendo das respostas você será bem encaminhado.
Passo 2: E os amigos?
Se o sujeito carrancudo não lhe satisfez com as respostas dele, então procure com os amigos e familiares que tem sistemas solares em casa. Se não tiverem energia solar eles mesmos, a probabilidade de conhecerem alguém que tenha sistemas fotovoltaicos é grande, pois é grande a quantidade de sistemas instalados hoje em dia.
Encontrar um instalador solar é um pouco parecido como encontrar um mecânico. Para a pessoa comum que não tem experiência técnica na área, há um temor de não sabermos o que estão fazendo e cobrando de nós.
Se um amigo ou parente em quem você confia pode atestar a honestidade de um contratado, essa indicação vale seu peso em ouro.
Não precisa necessariamente ser um especialista em energia solar. Pode ser o empreiteiro que renovou o telhado da casa de seus pais ou o eletricista que fez a fiação do novo condicionador de ar de seu amigo.
Vale a pena trabalhar com qualquer empreiteiro competente com experiência suficiente. O mais importante é que façam um trabalho honesto e eficiente.
Etapa 3: Encontre avaliações e compare as cotações
Se você recorrer a indicações de amigos ou familiares, provavelmente terá mais indicações que o esperado. Assim sendo, poderá, agora, se dar ao luxo de comparar a qualidade dos serviços já prestados e escolher o que apresentar para você a melhor relação custo/benefício.
Preciso de um “Instalador Solar Certificado?”
É bom ter certificação solar, mas não é necessária para realizar uma instalação solar. Um histórico de trabalho de qualidade é muito mais importante do que uma certificação como um “instalador solar”.
Uma certificação solar significa que o seu instalador estava interessado em aprender sobre a energia solar. Eles fizeram um curso e passaram no teste final.
Pense nisso como entrevistar candidatos para um novo cargo em seu trabalho. Um diploma é uma indicação positiva de que o candidato está interessado em aprender e crescer. Mas simplesmente ter um diploma não significa que eles sejam bons no que fazem – o melhor indicador é a experiência do mundo real em sua área.
O ideal é que os instaladores tenham cursos na área de energia solar. Além disso, ter os cursos NR10 e NR35 ajudará a lhe dar a tranquilidade necessária quanto ao resultado que você espera de uma boa instalação.
NR10
Essa norma estabelece os requisitos mínimos de prevenção para os profissionais que trabalham com instalações elétricas e também determina a criação de medidas de controle para a segurança dos profissionais eletricistas.
Suas regras vão desde o planejamento do projeto até a realização do serviço de fato. Ela garante a segurança do cliente, do profissional e das pessoas que estão pelo local em que o serviço é feito.
Aproveite para ler a legislação completa da norma NR10 AQUI
NR35
A norma NR35 também estabelece os requisitos mínimos de proteção no trabalho, porém ela é um pouco mais específica, pois é uma regulamentação somente sobre os trabalhos feitos em altura.
Mas essa norma não é aplicada apenas em instalações de prédios super altos e trabalhos feitos com rapel. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda. Então para que você possa ser contratado para trabalhar em altura, é preciso estar dentro dessa norma.
Aproveite para ler a legislação completa da norma NR35 AQUI.
O que os melhores instaladores solares têm a oferecer?
Licença
Os instaladores devem possuir pelo menos uma licença NR10 e NR35. A maioria das pessoas contrata um eletricista para instalar seu sistema após a aprovação do projeto e você vai querer que eles estejam licenciados para lidar com a fiação e os componentes elétricos do seu sistema.
Seguro
O seguro não protege apenas o seu contratado, ele protege sua propriedade contra danos caso algo dê errado durante o projeto.
Se eles danificarem sua propriedade e não tiverem seguro, eles ainda serão responsáveis por cobri-los, mas pode ser necessária uma longa batalha legal para recuperar o dinheiro para fazer os reparos.
Nenhum contratado de grande porte e legítimo trabalha sem seguro.
Garantia de um trabalho bem feito
Os melhores instaladores solares garantem o seu trabalho. Uma garantia de um trabalho bem feito cobre quaisquer problemas que surjam como resultado de uma instalação defeituosa. Se um painel se soltar por não ter sido aparafusado corretamente, você vai querer ser ressarcido de qualquer prejuízo consequente.
Desconfie de novas empresas que oferecem garantias longas. Eles podem prometer uma garantia de 10 anos para fechar uma venda, mas não há garantia de que permanecerão no mercado por tempo suficiente para cumprir com isso.
Se uma empresa oferece uma garantia estendida, certifique-se de que ela tenha um histórico verificável de negócios na indústria solar. Você quer ter certeza de que eles ainda terão cerca de 10 anos a partir de agora para honrar essa garantia.
Reputação e longevidade
Esta é uma continuação de alguns dos pontos acima. Energia Solar é uma indústria com um longo ciclo de vendas e uma vida útil do produto ainda mais longa. Algumas pessoas passam mais de um ano planejando seu sistema e os painéis têm garantia de 25 anos.
Por este motivo, é uma grande vantagem encontrar um instalador com uma longa e constante história de trabalho. Você vai querer eles não irão à falência antes de terminarem a instalação do seu projeto.
Você também espera que eles permaneçam no mercado o tempo suficiente para honrar a garantia de instalação e realizar qualquer reparo ou manutenção adicional no futuro (como substituir o inversor no meio da vida útil do sistema).
Certifique-se de que o seu instalador tem uma reputação de longa data.
Cotações competitivas
A energia solar ainda está um pouco na fase do Velho Oeste. Não há muita clareza sobre os preços e diferentes instaladores cobram valores drasticamente diferentes para instalações solares. Alguns são mais competitivos do que outros. Os valores podem variar com base na disponibilidade de instaladores e complexidade do projeto.
Já vi muitas diferenças nos valores cobrados e o mais comum (e mais justo) é o custo por watt. Seu instalador deve cobrar um valor fixo com base no tamanho do seu sistema.
Mas isso pode variar com base na complexidade e tamanho do projeto e no nível de competição local entre os instaladores. Em áreas menos povoadas, tendem a haver apenas alguns instaladores competentes com reserva na agenda de várias semanas. Como a demanda é alta, você pode pagar um valor a mais para conseguir um tempo no cronograma de atendimento deles. É justamente por causa dos diversos fatores, que eu não me atrevo a sequer a fazer referências a valores mesmo que aproximados.
Para atenuar isso, entre em contato com o maior número possível de instaladores e reúna orçamentos para se certificar de que o valor que você conseguiu é competitivo. Você pode se surpreender com a disparidade entre os orçamentos. Esse pouco de trabalho extra em pesquisa pode legitimamente economizar algum dinheiro em sua instalação.
Quanto tempo deve durar a instalação?
As instalações solares padrão demoram apenas alguns poucos dias. Uma equipe profissional boa de 3 pessoas pode instalar um sistema solar residencial em um dia, se não houver imprevistos.
A papelada está pronta e as licenças foram liberadas? É hora de trabalhar e construir o sistema.
Espere uma instalação padrão para levar de 1 a 4 dias de tempo de construção física, dependendo da experiência e do tamanho da equipe. A maioria das equipes de instalação trabalha com 2 ou 3 pessoas.
Certos fatores podem prolongar o processo de instalação. Por exemplo, a equipe pode ter que esperar alguns dias antes de colocar as estruturas nas fundações e deixar o concreto endurecer para um sistema de montagem no solo. Ou você pode precisar atualizar um quadro de distribuição elétrica antigo. O trabalho de preparação extra pode adicionar alguns dias ao tempo total de instalação. Claro, você pode ter problemas maiores ou nenhum.
As montagens no telhado também podem sofrer atrasos. Às vezes, as pessoas descobrem que seu telhado não é estruturalmente sólido, seja devido ao tempo ou danos causados pelos elementos. Nesses casos, seu projeto de instalação solar se transforma em uma atualização ou substituição completa do telhado.
Obviamente, esse é um empreendimento muito valioso e você deve reservar o tempo que for necessário para planejar tudo direitinho. Seu instalador deve ser capaz de fornecer uma cotação clara delineando o escopo do projeto e dar um prazo estimado para cada parte do trabalho.
Seja o primeiro a comentar!