ENERGIA SOLAR E MEIO AMBIENTE

O que mais motiva as pessoas a procurarem a energia solar fotovoltaica é sem dúvida a economia que se consegue com um bom e bem dimensionado sistema solar. Mas o esgotamento das atuais fontes de energia, a questão ambiental com as já bem evidentes mudanças climáticas e suas ameaças subsequentes não podem ficar de fora das discussões e motivações para escolhermos esta alternativa energética.

Há uma ameaça existencial real em andamento e a sensação que isso nos causa é bem desagradável. Qualquer negação, a ponto de chamar seu perigo de exagero, nos inquieta. Mas o fato é que o mundo está em um ponto de ruptura. A leniência agora certamente colocará a terra, seus habitantes, seus recursos vitais e a humanidade em perigo.

Se os formuladores de políticas, chefes de estado e outros titulares de cargos de instituições em questão ainda não emergiram do sono, o que poderia ser mais infeliz?

Se eles ainda precisam ir além da mera cacofonia de vozes eletrizando as espaçosas salas de conferência, será que as coisas podem piorar? O jogo da culpa deve terminar, os véus do engano devem ser levantados e as pessoas devem ter acesso à realidade.

As conferências e discussões devem preparar o caminho para um futuro curso de ação baseado na eficiência científica. Uma dessas atividades que pode dar um toque de cura ao nosso meio ambiente, e que se baseia na verdade científica, é o uso da energia solar.

Por que não usar a energia inesgotável do sol?

Quando, na era pré-histórica, o homem descobriu a utilidade do fogo, o sol estava lá. Quando, após a revolução industrial, o vapor, o carvão, o petróleo e o gás natural se tornaram populares, o sol estava lá. Quando na era atual, temos carros e trens movidos a eletricidade, o sol ainda está aqui como a melhor fonte de energia renovável.

Deixando para trás nossos caprichos destrutivos e impulsos irracionais, é hora de o sol fornecer energia às nossas casas, veículos e negócios. Hoje é nossa vez de lhe dar uma chance, de fazer seu uso com a maior freqüência possível. Se formos capazes de usarmos e usufruirmos de sua energia ao máximo, chegará com brevidade o tempo em que a humanidade será autossuficiente em energia.

O problema com as fontes de energia não renováveis ​​(combustíveis fósseis) é que, além de destruir o meio ambiente e perturbar o equilíbrio ecológico, elas são esgotáveis. Elas não durarão muito e sua extinção resultará em grande prejuízo para todos nós.

Para colocar um freio indefinido na emissão de gases de efeito estufa e outros efluentes responsáveis ​​pelo aquecimento global e mudanças climáticas, temos que mudar para a energia solar o mais cedo possível.

Em alguns países, os governos mostraram interesse no empreendimento e já elaboraram planos para uma transição suave para a energia renovável para geração de eletricidade.

Quer sejam sedes de empresas, estações espaciais, aviões, carros, etc., vimos painéis solares implantados em telhados de edifícios e até nas estruturas de estações espaciais. A energia solar conquistou a imaginação de inovadores, legisladores e chefes de estado em todo o mundo.

Como Mega Corporações Distribuem Energia Solar em Grande Escala?

Em sua luta contra a mudança climática e a degradação ambiental causada pelo uso extensivo de combustíveis fósseis para fins elétricos, a Apple tornou-se um grande exemplo. Todos os seus processos, da produção ao varejo, são movidos exclusivamente por energia limpa produzida por fontes renováveis ​​de energia e a energia solar é um grande contribuinte.

Vale a pena destacar o Apple Park, a sede da empresa em Cupertino. Os painéis solares instalados em seus telhados geram eletricidade limpa de 17 megawatts. A Apple atualmente gera 286 megawatts de energia solar, o que é muito. Mais uma vez, isso mostra que as perspectivas com a energia solar são brilhantes.

Apple Park, a sede da empresa Apple em Cupertino

Até a gigantesca Estação Espacial Internacional é totalmente alimentada por energia solar. O Solar Impulse-2 deixou as coisas mais claras em torno da energia solar quando, em 2016, completou seu voo ao redor do mundo sem usar um único combustível fóssil para alimentar seus motores. Suas viagens aéreas movidas a energia solar justificaram nossa crença na energia solar como fonte de energia limpa, que conduzirá nosso futuro aos novos reinos de autossuficiência em energia.

Comemorando o Mundo Perdido

O noticiário nos deixa cada vez mais apreensivos. A angústia fica mais forte quando, à noite, você ouve cientistas do clima dizerem que as geleiras estão derretendo mais rápido do que o estimado. Um país fica seco sob o sol escaldante, enquanto outros recebem chuvas torrenciais. A seca e as enchentes violentas são ocorrências simultâneas, como se estivessem em parceria para dar um golpe mortal na humanidade e na vida na Terra.

As florestas ficam vazias, os rios secam e os recursos são desperdiçados, de quem é a culpa? O tempo exige ação se quisermos preservar o que resta. O tempo exige que criemos um novo mundo a partir das dores e o dêmos como um presente às nossas gerações futuras. O primeiro passo para desfazer nossas ações é mudar para a energia solar. FAÇA SUA PARTE!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!