ENERGIA SOLAR: O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE INSTALAR
Nos últimos anos a energia solar tornou-se extremante popular. Se até pouco tempo a energia solar era vista como algo inacessível para uma grande parcela da população, pois todos a achavam cara e exótica, hoje ela é encarada como uma alternativa viável, econômica e simples.
Porque fazer uso da energia solar
A energia solar já existe há muito tempo, mas só agora com o barateamento dos componentes e dos sistemas fotovoltaicos como um todo e o encarecimento da energia fornecida pelas concessionárias é que o consumidor está se voltando para esta alternativa. Na verdade, agora é o melhor momento para você instalar esse recurso em sua casa, empresa ou indústria. Isso se você quiser economizar na sua conta de luz e fazer sua parte para proteger o meio ambiente.
O que fazer
Para que isso aconteça, você precisará comprar um sistema fotovoltaico. Os sistemas de energia solar são projetados para reduzir ou eliminar a quantidade de eletricidade que você consome da concessionária, embora, no Brasil, não seja possível zerar sua conta de luz.
A melhor parte do sistema fotovoltaico é que ele gera eletricidade limpa, confiável e renovável, uma vez que não emite gases nocivos para a atmosfera.
Como fazer
Os módulos fotovoltaicos devem sempre serem montados em uma área livre de qualquer obstrução, caso contrário, não serão capazes de captar os raios solares e assim perdem completamente sua principal função: Gerar eletricidade. Quanto a posição dos módulos fotovoltaicos, esses devem preferencialmente, no hemisfério sul, estarem voltados para o norte, enquanto o leste e o oeste são suficientes para uma geração de energia na falta da primeira opção. Se não houver disponibilidade de instalação no telhado, os módulos fotovoltaicos podem ser montados no solo.
O que comprar
Você já deve saber que os sistemas fotovoltaicos vêm em vários tamanhos, então você deve adquirir aquele que corresponda às suas necessidades elétricas. Por exemplo, se você consome cerca de 6.500 quilowatts por ano, um sistema fotovoltaico na faixa de 3 a 4 quilowatts é ideal para sua casa.
Você mesmo pode medir sua necessidade elétrica com base em informações que constam de suas contas de luz. Some o seu consumo em Quilowatts/hora dos últimos 12 meses e depois divida por 12. Assim você vai ter a média mensal de seu consumo ao longo de um ano. Naturalmente, o tamanho do sistema fotovoltaico determinará a quantidade de espaço necessária para a instalação dos módulos fotovoltaicos. Se você não usar tanta eletricidade, 50 pés quadrados podem ser suficientes. No entanto, um sistema maior pode exigir pouco mais de 600 pés quadrados. Lembre-se de que um quilowatt de eletricidade requer uma área aproximada de 100 pés quadrados.
A energia solar é convertida com a ajuda de um inversor, pois é ele que transforma a corrente contínua em corrente alternada. Você também precisará de baterias para que o excesso de energia possa ser armazenado de forma que você ainda possa usar a energia solar durante a noite ou durante uma queda de energia.
Mais uma coisinha…
O custo do sistema fotovoltaico não deve ser um item que irá desencorajá-lo de investir em energia solar. As pessoas que usam essa fonte de energia podem trocar o valor de suas contas de luz pelas parcelas de um financiamento e “de quebra” também aumentar o valor da sua casa. Com isso, a única coisa a fazer agora é ligar para uma empresa de energia solar de boa reputação ou pesquisar e comprar pela internet um kit de energia solar.
Outra coisa que você deve saber sobre o sistema fotovoltaico é que ele também deve ser conectado à sua rede para lhe dar o conforto e segurança quanto ao seu uso de energia elétrica. Para que isso seja efetivo, você deve apresentar à concessionária um projeto com todos os pré-requisitos exigidos. Feita a instalação é só usufruir do que se chama de Net Metering que consiste em injetar na rede o excedente de sua produção e usar este excedente quando você não produzir o suficiente para cobrir sua demanda, por exemplo à noite. Esse excedente injetado na rede fica à sua disposição como crédito junto à concessionária por 60 meses.
Viu só como tudo é bem simples? Agora é com você. Instale um bom sistema fotovoltaico e não tenha mais preocupação alguma com aumentos de conta de luz, valorize seu imóvel e colabore com o meio ambiente.
Seja o primeiro a comentar!