ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR

Todos nós sabemos que usar a energia solar é uma ótima opção, não só do ponto de vista econômico, como do ponto de vista ambiental e de conforto. Vamos fazer uma análise dos benefícios da energia solar neste artigo, pois ultimamente temos ouvido sobre vários desses benefícios, mas nem sempre são expostos de forma clara, embora realmente existam muitos e não podemos concordar quando dizem que não podemos transformar essa forma alternativa de fonte de energia em uma fonte primária.

Porque usar a energia solar?

Apesar das vantagens, a energia solar ainda não se tornou totalmente popular. Vejamos algumas vantagens da energia solar e vamos ver por que continuamos a usar maciçamente os combustíveis fósseis como recurso energético.

No longo prazo, a energia solar economiza dinheiro. Os custos iniciais de instalação e operação podem ser mais caros do que outras formas de energia, mas depois de liquidar as despesas, você tem um recurso de energia que é gratuito. Ninguém cobra pelo uso da luz solar, certo? Não estou considerando aqui o custo de disponibilidade porque é um gasto que você tem por usar recursos da concessionária.

O retorno do investimento também pode ser menor dependendo de quanta energia você usa. Você não vai gastar muito em manutenção e as células fotovoltaicas podem durar de 25 a 35 anos. Não há peças mecânicas ou móveis para lubrificar e manter, nem há peças que precisam ser substituídas anualmente.

A energia solar é amiga do meio ambiente?

Claro que a energia solar é amiga do meio ambiente. Primeiro, é renovável, não como os combustíveis fósseis que, de acordo com estudos, desaparecerão em quatro a cinco décadas. O processo de conversão de energia em eletricidade utilizável não envolve a liberação de produtos químicos tóxicos que podem prejudicar o meio ambiente. Emissões de
dióxido de carbono, óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, chumbo e mercúrio serão coisas do passado quando todos estiverem usando energia solar.

Depender do sol para obter energia também ajuda a reduzir o aquecimento global. Além dos resíduos tóxicos e poluentes, o uso de energia solar limitará outros aspectos da indústria de energia, como os riscos de trabalhar e transportar petróleo ou gás natural. Além disso, outros riscos à saúde estão presentes no uso de outros combustíveis, como querosene e velas, que ainda são populares em países do terceiro mundo. Com a energia solar, esses riscos serão minimizados, senão totalmente eliminados.

A energia solar é ideal para lugares remotos

O uso de painéis solares também é bom para áreas remotas onde fornecer serviços básicos de eletricidade é problemático, se não totalmente impossível. A energia solar pode ser transportada para vilas distantes e, uma vez instalada, pode ser deixada sozinha por anos com pouca ou sem nenhuma manutenção. Comunidades em países asiáticos instalaram com sucesso painéis solares em sua comunidade e têm aproveitado os benefícios da energia limpa e confiável por anos.

Independência energética e aplicação dos recursos em outras áreas

Para um país pobre, produzir eletricidade por meio da energia solar pode significar independência dos países produtores de petróleo que controlam o fornecimento e os preços desse produto. Com essa independência, novas políticas de energia podem ser criadas, o que maximizará o benefício para seus cidadãos.

Os países também não serão cautelosos com os desastres naturais que dificultam a entrega de petróleo. Com essa independência recém descoberta, os países podem investir seu orçamento nacional em outros programas além da
compra de petróleo de fontes estrangeiras.

Existem várias desvantagens de usar a energia solar e uma delas é o custo. Mas pensando nisso a longo prazo, você verá que os benefícios da energia solar superam as desvantagens. Além disso, com o desenvolvimento atual no campo da ciência e tecnologia, a energia solar está se tornando cada vez mais conveniente, barata e acessível e não seria surpresa nos depararmos com a energia solar como fonte primária de energia nos próximos anos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!