FATORES QUE AFETAM O CUSTO DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS
Muitos são os fatores que afetam o custo dos sistemas fotovoltaicos. Entender como e por que há uma ampla gama de variação de preços e tipos, o ajudará a entender e a planejar sua instalação solar sem surpresas desagradáveis. Vamos ver quais elementos que afetam o custo geral do seu sistema solar e como você pode usá-los a seu favor.
O custo dos sistemas fotovoltaicos tornou-se cada vez mais acessível à medida que a indústria cresce. Na verdade, as mais diversas linhas de financiamento e uma grande variedade de instituições financeiras dispostas a financiá-los, permitem que os proprietários instalem painéis solares a um custo reduzido. No entanto, o tipo de sistema de painel solar, a localização da propriedade e o tamanho do sistema são variáveis que têm um grande impacto no custo geral de uma instalação fotovoltaica. Se você está pensando em aderir a energia solar, você deve considerar alguns fatores para determinar o sistema e o método de instalação corretos para você.
Tipos de sistemas fotovoltaicos
O tipo de sistema fotovoltaico que você escolher afetará muito o custo. Sistemas On-Grid, Off-Grid e sistemas híbridos são as suas opções e todas com preços diferentes. Lembre-se de que a qualidade dos equipamentos para a sua propriedade além de atender às suas necessidades, afetará à sua faixa de preço.
Vamos analisar o objetivo principal de cada tipo de sistema fotovoltaico:
- Sistemas On-Grid: Neste caso você tem acesso a energia da rede pública. Aqui você pode ter uma grande economia em sua conta de luz;
- Sistema Off-Grid: Você não terá acesso a energia de nenhuma concessionária neste caso. Aqui você poderá viver em um lugar isolado, mas com o conforto que a eletricidade permite. Devido ao sistema de armazenamento necessário para suprir suas necessidades quando não há luz solar, este sistema fotovoltaico requer um investimento mais pesado.
- Sistema híbrido: Neste tipo de sistema você tem acesso a rede elétrica e armazena sua própria energia também. O investimento é maior, mas em compensação você não ficará sem energia quando houver uma interrupção na rede pública.
Depois de identificar seus objetivos, você pode tomar uma decisão final com base no preço.
Lembrando: Se você tiver acesso à rede, pode reduzir ao máximo o custo do seu sistema fotovoltaico, pois durante o processo de dimensionamento, os cálculos serão feitos de forma a maximizar a performance do sistema com o menor custo possível.
Com um sistema fora da rede (Off-Grid), você precisará comprar baterias que representam quase metade do custo desse tipo de sistema. Não esqueça, portanto, que um sistema fotovoltaico Off-Grid é um sistema com um custo adicional significativo.
Se você mora em um sítio, por exemplo, e tiver a opção de se conectar à rede elétrica, mesmo que para isso tenha de gastar mais com fiação e postes, recomendo um sistema On-Grid. Pois a longo prazo você será compensado em termos de gastos.
Localização
O custo de um sistema fotovoltaico também varia de acordo com o local. Normalmente, você fará um investimento maior em lugares com pouca incidência solar. Mesmo os painéis solares custando o mesmo valor, você poderá precisar gastar mais com uma quantidade diferente de painéis solares para gerar a mesma quantidade de energia. Os estados quentes exigem tamanhos de sistema fotovoltaicos maiores, pois as altas temperaturas afetam de maneira negativa o desempenho dos módulos fotovoltaicos. Enquanto que em lugares frios os módulos tem melhor rendimento.
Considere também a distância entre o local de instalação e seu fornecedor e equipe de instalação. Quanto mais longe é o local de instalação, maior será o valor do frete e o custo de deslocamento cobrado pelo instalador, pois ele terá gastos de combustível e as vezes até hospedagem e alimentação.
Tamanho do sistema
O custo de instalação de sistemas fotovoltaicos depende de quanta eletricidade você deseja gerar, qualidade dos equipamentos e do tipo de sistema. Se você adquirir um sistema maior, pagará mais, não só por mais equipamentos , como pelo trabalho e mão de obra da instalação. Essas cotações variam com base em fatores como a complexidade do seu projeto e a disponibilidade de instaladores competentes em sua região.
É importante lembrar que sistemas solares maiores economizarão dinheiro no longo prazo. Você pode pagar mais do próprio bolso para começar, mas estará reduzindo sua conta de serviços públicos significativamente.
Vamos decompor o custo médio do painel solar com base no tamanho do sistema.
Custo do painel solar por watt
Os painéis vêm em uma ampla variedade de tamanhos, desde minúsculos painéis de 5W até 600W ou mais. A avaliação do custo por watt permite que você compare painéis em condições de igualdade.
As opções de menor custo por watt proporcionarão maior produção geral de energia por cada centavo gasto, mas também serão menos eficientes em termos de espaço.
Posição do telhado e facilidade de acesso
Telhados altos e com difícil acesso tornam o processo de instalação dos painéis solares mais complexo e geram risco de segurança para toda a equipe de instaladores, e isso pode afetar o custo. Em casos mais extremos, pode até ser necessário a contratação de uma pequena grua para içar os painéis até o local de instalação.
Tipo de telhado ou cobertura do prédio
Telhados metálicos e lajes são mais fáceis de instalar módulos fotovoltaicos, ao contrário de telhados muito inclinados, com telhas de barro que exigem uma habilidade maior dos instaladores.
Condição do telhado onde serão instalados os painéis
Alguns telhados antigos de fibrocimento são quebradiços e podem exigir maior habilidade e tempo dos instaladores. Poderá ser necessário substituir telhas e até mesmo uma impermeabilização mais trabalhada.
Estrutura do telhado
Quando for possível, deve-se planejar uma instalação ainda durante o processo de construção do telhado, pois telhados com o vigamento muito espaçado podem necessitar de uma adaptação na estrutura de fixação dos painéis. Telhados com vigamento metálico exigem parafusos especiais e ferramentas especiais para a instalação.
Distância do ponto de conexão e o local de instalação do sistema fotovoltaico
Obviamente, quanto mais perto estiver o local de conexão da rede elétrica e o local de instalação dos painéis solares, mais fácil será o trabalho do instalador e menos cabeamento e eletrodutos serão necessários.
Relógio de luz e padrões de entrada
Após concluída a instalação do seu sistema fotovoltaico, para você homologar o seu gerador, será necessário que a distribuidora de energia realize uma visita técnica. Muitos detalhes devem estar de acordo com as exigências da concessionária, inclusive o local onde o seu relógio de luz está instalado. Tudo precisa estar de acordo com os padrões atuais da distribuidora. Se a sua casa ou empresa tiver mais de 20 anos, existe uma grande chance de a distribuidora exigir a adequação do local para homologar o gerador.
Como o leitor pode constatar, são muitos os fatores que influenciam no valor final de um sistema. Muitas vezes o interessado faz vários orçamentos com empresas diversas e obtém preços bem diferenciados. Isso é normal, pois além da margem de lucro que cada empresa inclui em seus orçamentos, temos muitos outros fatores a serem considerados. A qualidade, funcionalidade e demais características dos equipamentos resultam em valores bem distintos e que devem ser avaliados com precaução por parte do cliente.
Seja o primeiro a comentar!