COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR?

Você já olhou para painéis solares nos telhados e se perguntou exatamente o que eles fazem e como? Ou seja, como funciona a energia solar? Bem, esses painéis de alta tecnologia de vidro cintilante são na verdade apenas um componente em um sistema um pouco mais complexo que aproveita a energia renovável do sol para nos fornecer eletricidade. Vamos lhe ensinar como funciona a energia solar de maneira bem simples num passo a passo bem objetivo.

Passo 1: A luz solar ativa os painéis

Os componentes de um painel solar não são tão complexos quanto você possa imaginar. Alguns dos primeiros painéis solares foram desenvolvidos no final do século XIX. Esses painéis solares (ou módulos fotovoltaicos) são compostos de células fotovoltaicas (PV – PhotoVoltaic) de silício.

Dentro de cada célula solar existe uma fina placa semicondutora feita de duas camadas de silício. Uma camada é carregada positivamente e a outra negativamente, formando um campo elétrico. Quando a energia da luz do sol atinge uma célula solar fotovoltaica, ela energiza a célula e faz com que os elétrons “se soltem” dos átomos dentro da pastilha semicondutora. Esses elétrons soltos são colocados em movimento pelo campo elétrico ao redor da pastilha, e esse movimento cria uma corrente elétrica. 

Cada painel individual é construído com uma camada de células de silício, uma estrutura de metal, um invólucro de vidro cercado por um filme especial e fiação. Para maximizar a produção de energia, os painéis são agrupados em “arranjos” ou “strings” (uma série ordenada) e colocados em telhados ou em grandes espaços ao ar livre.

Esquema básico de como funciona a energia solar

Passo 2: As células produzem corrente elétrica

A eletricidade produzida por painéis solares é do tipo Corrente Contínua (DC – Direct Current) e não é adequada para ser usada em sua casa por seus eletrodomésticos. A eletricidade DC é, então, direcionada para o inversor (ou microinversor, dependendo da configuração do sistema).

O inversor é um equipamento capaz de converter a Corrente Contínua – CC em Corrente Alternada – CA, que pode ser usada em sua casa. A partir daqui, a eletricidade AC é direcionada para a sua central. 

Passo 3: A energia elétrica é convertida

Um quadro de distribuição permite que sua eletricidade CA utilizável seja enviada para os eletrodomésticos em sua casa. Seu quadro de distribuição sempre garantirá que sua energia solar seja usada primeiro para alimentar sua casa. Quando sua produção solar não for suficiente, você pode usar a energia da concessionária da sua cidade.

Passo 4: A eletricidade convertida alimenta sua casa

Todas as residências com energia solar são obrigadas a ter um medidor bidirecional de energia que seu distribuidor de eletricidade (concessionária) irá instalar para você. Um medidor bidirecional é capaz de registrar toda a energia que chega à casa vinda da rede pública e também registrar a quantidade de energia solar que é produzida por seus painéis e que é injetada na rede. Isso é chamado de net metering.

Com um sistema de energia solar fotovoltaico instalado em sua casa, você não precisa se lembrar de ligar ou desligar nada – o sistema cuida de tudo pra você automaticamente. Você não precisa se preocupar em alternar entre a energia solar e a rede elétrica, pois seu sistema solar determina quando é melhor fazer isso com base na quantidade de energia consumida em sua casa. Na verdade, um sistema solar requer muito pouca manutenção (já que não há partes móveis), o que significa que você mal saberá que ele está lá. Isso também significa que um sistema de energia solar de boa qualidade durará muito tempo.

Seu inversor solar (normalmente instalado em sua garagem ou em um local acessível), pode fornecer informações como a quantidade de eletricidade sendo produzida em um determinado momento ou quanto gerou durante o dia. Muitos inversores de qualidade apresentam conectividade sem fio com a Internet e permitem monitoramento on-line sofisticado.

Conclusão

A produção de energia solar fotovoltaica nos últimos anos e seus benefícios são temas de debates ambientais, de sustentabilidade e investimento econômico. Afinal, um recurso renovável, limpo e infinito como a energia solar, deve ter seu potencial melhor aproveitado. São muitas vantagens tanto para quem possui seu próprio sistema fotovoltaico quanto para o meio ambiente. Um investimento realmente rentável para quem quer investir sem se preocupar.

Agora que você conhece o básico sobre a energia solar, pode se maravilhar com a forma como a tecnologia fotovoltaica de hoje pode capturar a vasta potência do sol para operar em uma casa, comércio ou indústria.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!